Se acúmulo de informações fosse sabedoria, a estante seria o maior sábio.

Na verdade, saber, todo mundo acha que sabe alguma coisa. E aí é que está o problema. Achar que sabe algo é a pior coisa para um ser humanizado, pois gera a consciência de que não há mais nada a ser procurado. Quando não procura mais, não vê que não descobriu nada; apenas formou uma cultura sobre alguma coisa.

Aí está o problema de vocês. Por ouvirem a mim e a outros mentores falarem muitas coisas, acham que já sabem tudo que precisam saber. Só que na verdade não sabem nada: apenas possuem uma cultura formada por determinadas afirmações.

O que imaginam saber na verdade é apenas uma informação cultural. Só que o importante não é ter informação cultural, mas sim adquirir sabedoria: agir a partir do que sabe.

Para clarear o que estou querendo dizer, pergunto: quando um ensinamento se torna importante? Qual ação deve promover para se alcançar a sabedoria? Quando serve de instrumento para destruir algo velho.

Essa é a diferença entre ter uma informação cultural de um ensinamento e ser sábio: usar um ensinamento para destruir coisas velhas, usá-lo para promover uma reforma no íntimo. Vou dar um exemplo.

Existe um ensinamento que fala na necessidade de despossuir. Todos aqui receberam essa informação cultural. Será que usam para destruir suas posses ou tornam o próprio ensinamento em uma posse?

O ensinamento só se torna importante, um bem valioso, quando usado como instrumento para destruir algo velho. Se não for usado para isso, não serve de nada: vale apenas como cultura.

Esse é que é o grande problema dos espiritualistas. Já estão cheios de ensinamentos de toda ordem, mas ao invés de usá-los para destruir alguma coisa deixam servirem como corrente que os aprisiona à razão. 

Por isso, vir aqui e falar teoricamente mais alguma coisa não leva a nada. O importante é conversar sobre para que servem os ensinamentos, sobre o que eles devem destruir nas suas existências.

Acabamos de falar que parece que as coisas estão um marasmo. Sim, para vocês estão. Porquê? Porque não remexem nada dessa vida.

É preciso remexer a forma de viver: a vida, a consciência, as emoções, as verdades, as regras, etc. Para isso devem ser usados os ensinamentos que todos já receberam.

Portanto, respondendo à questão, o problema não é não saber. Achar que sabem alguma coisa, todos acham, mas não usam o que sabem para destruir algo velho.

Compartilhar