Participante: sou palestrante em centros espíritas. Tenho palestras agendadas e não consigo me conter em usar interpretações dos ensinamentos trazidas pelo senhor. Como devo agir?

Como deve agir? Como agir. A ação não pode ser planejada nesta vida. A ação, os atos, o que acontece, já foi planejada antes da encarnação. Por isso a resposta quanto a como agir, só pode ser não sei, já que não conheço seu livro da vida. No entanto, sei que sempre agirá dentro da programação de vida.

Agora, se não pode saber o que está programado para fazer, isso quer dizer que não pode fazer nada? Não, quer dizer que possui outro campo para trabalhar. Que campo é esse? O da vivência do que está acontecendo. Vou tentar lhe explicar o que quero dizer.

Você me disse que quando faz palestras nos centros espíritas não consegue se segurar e acaba usando os ensinamentos que passamos. Isso é um ato e toda ação gera algo chamado repercussão. Todo ato repercute. Eis aí algo que pode e precisar fazer: preparar-se para a repercussão do ato.

Você ensinar o que o espiritismo ensina ou aquilo que nós falamos, não tem problema algum. Agora, achar que nós falamos a verdade absoluta, que é real e todos têm que aceitar o que digo como verdadeiro, pode trazer sofrimento no futuro. O que espera quando orienta de tal ou qual forma é que representa a repercussão do que fala.

Pode ser que você fale e essa ação tenha como repercussão a aceitação dos outros; pode ser que fale e as pessoas não repercutam o que fala como verdadeiro. Se não estiver preparado para a repercussão negativa, sofrerá e com isso não estará colocando em prática o que está falando.

Esse é o detalhe ao qual deve estar atento. Não pode mudar o que vai falar. Por isso, ao viver o ato de falar deve estar preparado para toda e qualquer repercussão que ele possa trazer. Pode ser que alguém, um dia, encha o saco de tanto ouvir falar de nossos ensinamentos e lhe mande embora do centro. Essa é uma possibilidade, uma probabilidade de repercussão para o que fala, por isso deve estar preparado para acontecer. Pode ser que ao falar alguém na plateia afirme que tudo o que está dizendo seja mentira. Se não estiver preparado para essa repercussão, sofrerá. Portanto, seria isso que lhe daria como conselho, se puder lhe dar algum. Esqueça o ato, o que fará ou não e apenas assista o que fizer com a consciência de que aquele ato terá uma repercussão e que ela pode não ser o que espera.

Compartilhar