(Gálatas 2, 15)

Nós somos judeus de nascimento e não pecadores como os não-judeus. Porém sabemos que todos são aceitos por Deus pela fé em Jesus Cristo e nunca por fazerem o que a Lei manda. Assim nós também temos crido em Cristo Jesus para sermos aceitos por Deus pela nossa fé em Cristo e não por fazer o que a Lei manda. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a Lei manda. Quando procuramos ser aceitos por meio de Cristo, fica claro que somos pecadores como os não-judeus.

Ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda!

Isso quer dizer que de nada adianta ir à missa todo domingo, ao centro espírita toda quarta feira, à macumba as sextas, se vai por obrigação, para cumprir um mandamento legal. Não adianta nada procurar sua elevação espiritual, se a está procurando por obrigação, para satisfazer uma lei.

A salvação não está no cumprimento das leis, mas na fé: confiança e entrega absoluta a Deus.

Sem a fé não existe de maneira alguma a salvação. Só quando o ser humanizado se voltar para Deus e der as costas para lei, ou seja, quando deixar de fazer viver preso às obrigações da lei e começar a fazer por amor ao Pai acima de todas coisas e ao próximo como a si mesmo é que conseguirá a salvação.

Voltando ao que estávamos conversando anteriormente, a vida carnal pode ser vivenciada por dois caminhos: um leva à salvação e outro, que não digo que leve à perdição, mas à não salvação. Isso não quer dizer seja perdição, porque o espírito não retroage, não se perde.

A vida é composta por dois caminhos diferentes e você é livre para optar por um ou outro. O que precisa compreender é a base de cada caminho, ou seja, como percorrer cada um deles. No caminho da elevação espiritual se caminha pela fé; já o caminho da materialização é aquele onde o ser humanizado se conduz pela obrigação e pela satisfação.

São dois trilhos diferentes que levam a lugares diferentes, mas são dois trilhos que o próprio Deus colocou. Por isto não podem ser errados.

No entanto, é preciso sempre se lembrar: um termina numa estação e o outro continua e transpõem continentes. Você é que sabe o que quer fazer da sua vida: se quiser, pode ir até uma estação apenas passear e, depois, voltar para pegar o trem que atravessa oceanos, ou se escolhe logo a caminhada mais longa. 

Compartilhar