Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal?

Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.

Isso: não adianta nada apenas não querer para si, é preciso amar. Sem o amor de nada adianta vencer as tentações do seu individualismo. Amar a Deus sobre todas as coisas.

Outro dia falamos muito disso. Falamos que Deus como Pai de todos distribui de forma equânime as coisas pelos seus filhos. Faz isso dando em determinado momento a uns e não a outros. É no momento que o outro recebe e você não que está o momento de amar, ou seja, de permanecer feliz porque Deus deu ao seu irmão e não a você.

Isso é o amor em ação, é praticar o bem. Volto a repetir, o bem não é dar prato de comida, mas aprender a amar o necessitado como ama o abastado. Não adianta só querer dar, é preciso amar.

O que adianta dar com uma mão e acusar com a outra o outro? O que adianta fazer campanhas para auxílio aos pobres se ainda acusa o governo ou alguém de não ajudar o pobre?  O que adianta fazer campanha de auxílio ao próximo e depois ficar acusando os seus amigos que não foram lá? Aonde está o amor? Ele existe só para um lado?

Não pode! Fazer isso é dizer que aqueles que critica não são filhos de Deus. Sim, eles são seus irmãos, por isso é preciso amá-los e não criticá-los, julgá-los.

Amar o certo e o errado, aí está o bem. Viver no bem é amar a todos e a tudo igualmente.

O que adianta amar Madre Tereza, Gandhi, os santos se você acusa um assassino, se odeia os ladrões? Eles são seus irmãos tanto quanto os outros. Por isso precisam de amor, não de acusação.

Não estou dizendo que aquele que quebra a lei não tem que ir para cadeia, que não tem que passar pelos carmas deles. Estou dizendo que não devem ser odiados, julgados pelo sentimento humano.

O que adianta dar um prato de comida no centro, mas quando chega em casa e pega o jornal chama alguém de safado? Não praticou bem algum. De que adianta se despojar das suas posses morais, intelectuais e de pessoas próximas se ainda se acha juiz capaz de julgar alguém que está fazendo guerra no Iraque?

Todos são irmãos: é para isso que precisamos acordar. Não adianta criar uma creche na sua casa uma creche, se ainda considera o terrorista um monstro. Abrindo a creche só fez o que queria, o que gostava, o que achava bonito, ou seja, nutriu o seu egoísmo. Ao considerar o terrorista um monstro só mostrou que não ama, porque não ama a todos.

Volto a repetir a palavrinha mágica: TODOS, TUDO. Essas palavras contêm conceitos muito difíceis para o ser humano. Por isso volto a repetir: TODOS são TODOS! Se tirar um espírito qualquer do TODO, ele não é mais TODO, pois faltou um. Como Cristo disse ame a TODOS, nesse momento não amou.

Essa é a prática do amar, da prática do bem, que pode levar você a encontrar-se com Deus.

Participante: nenhuma ovelha se perderá na casa de meu Pai.

Perfeito, nenhuma ovelha jamais está perdida, a não ser aqueles que iam ser perdidos. Isso está em João, capítulo 17, na oração do Cristo.

Compartilhar