Baixar arquivo

Participante: vivemos presos às nossas verdades.

Isso. É por esse motivo que a gente só aumenta as expectativas.

A partir da crença que suas verdades são verdadeiras o ser cria expectativas de que elas vão ser atendidas, que os outros irão crer na mesma coisa. Quando isso acontece, o que é muito comum, ele sofre.

Quando sofrer o que deixou de fazer? Não respondeu certo à questão da prova, pois não viveu a felicidade que Deus tem prometido.

Participante: eu sofri com meu filho. Tinha expectativas dele ser médico, mas não foi. Não gostei muito disso.

Tem uma pergunta que faço sempre. Quando os lixeiros não trabalham por muito tempo, entram em greve, o que acontece? Como é que fica a cidade?

Participante: um lixo.

Um horror, não é? Vocês reclamam, não? Então, ser lixeiro é importante, não é?

Participante: é.

Para o filho dos outros. O meu não, ele vai ser alguém na vida, será doutor. Que engano, conheço muito o lixeiro que é mais feliz que muito doutor.

Dê liberdade para seu filho ser quem quiser ser.

Pelo silêncio vejo que esse é um tema difícil. Principalmente para pai e mãe que amam. É duro não querer ‘o melhor’, humanamente falando, para seu filho.

É por isso que digo: não existe pai e mãe que amam seus filhos. Na verdade, eles obsediam, são obsessores por natureza.

Estão rindo? São tão obsessores que ainda dizem: nasceu de dentro de mim. Nesse momento, mesmo para os espíritas e espiritualistas, encarnação, ser espírito não tem nada a ver, perdem todo o sentido. Esquecem tudo que está em O Livro dos Espíritos e dizem: ‘meu filho nasceu porque eu dormi com o pai dele’.

Eu dei a vida, meu filho’. Quer prova maior que querem ser Deus? Sim, querem ser Deus, pois afirmam a vida é um dom de Deus, mas quando é seu filho foi você que deu a vida a ele.

São essas coisinhas, que parecem nada, mas que afastam o espírito da perfeição. São coisas que parecem são tão simples e banais, mas que estão causando a necessidade de reencarnarem há sete mil anos.

Sabe qual é o nome dessas coisas? Apego ao mundo material. Sim, querer ser pai ou mãe é apego ao mundo material. Quem não está apegado a esse mundo sabe que há um Pai ‘lá em cima’.

‘Se só há um Pai e esse está no reino do céu, no mundo espiritual, eu vou ser pai de alguém aqui? Eu não. Eu crio, sustento, oriento, mas não me declaro pai de ninguém’.

Tudo isso que estou falando agora se encaixa na fala de André Luiz: a quem muito foi dado, muito será cobrado. Aliás, vocês já sabiam disso tudo, não? Garanto que para a maioria não falei nenhuma coisa nova.

Por falar nisso, na Jesus diz: o sábio é aquele que tira coisas novas do baú de coisas antigas. Remexa o seu baú e aplique os ensinamentos no dia a dia ao invés de guardar para colocar em prática no dia que vão ao centro, a igreja, ao culto.

Que dia vocês funcionam aqui?

Participante: aqui é quinta-feira.

A maioria diz assim: ‘na quinta-feira me preocupo com a minha vida espiritual. De segunda à quarta, quinta o dia inteiro e de sexta à domingo sou ser humano’.

Não é assim! Ser espírito é uma profissão de vinte e quatro horas por dia. O espírito não deixa de ser espírito para ser humano e depois volta a ser espírito depois. O ser humano é o espírito encarnado, ligado a uma consciência transitória.

É preciso viver a sua espiritualidade 24 horas por dia. Viver a espiritualidade não é viver atividades mediúnicas. É viver colocando em prática o que recebeu de informações. Só isso.

Costumo dizer que o ser humano representa papéis na vida. Nesse momento vocês estão representando o papel de ouvintes. Quando saírem daqui vão representar o papel de andantes ou o de motorista. Amanhã vão representar o papel de empregado ou patrão, de pai ou de mãe.

Aquele que quer encontrar a felicidade que Deus tem prometido não pode viver esses papéis. O espírito só vive um papel: o de ser um espírito. Não importa o que esteja fazendo, ele não é o papel da personalidade humana, mas um espírito antes de qualquer coisa.

Muita gente diz que sou puritano, que sigo muito a risca os ensinamentos. Mas, não dá para ser diferente. Cristo ensinou: para entrar no reino do céu você tem que ser mais fiel que a fidelidade.

Participante: a porta estreita.

Cristo fala mais: os pássaros têm seus ninhos, os lobos têm suas covas, mas o ser humano não tem onde encostar sua cabeça. Não dá para descansar durante o processo de encarnação.

Compartilhar