Baixar arquivo

Participante: as oportunidades de nos livrarmos de acontecimentos ruins é uma dádiva de Deus ou escolha nossa?

A oportunidade de se livrar de alguma situação ruim.

Para responder vou usar os seus termos, porque para mim não existe coisa ruim. Já vamos entender isso.

Segundo O Livro dos Espíritos o espírito nasce para passar pelas suas vicissitudes. O que é isso? Alternância de situações. Entre as alternâncias das situações da vida estão aquelas que você chama de boas e ruins.

Se isso é verdade pergunto: querendo não viver as situações negativas, porque nasceu? Se a vida é uma encanação e se o objetivo da encanação é passar pelas vicissitudes, renegando uma delas não há motivo para continuar vivo.

Cristo ensina no Sermão do Monte, nas Bem-Aventuranças: você será bem-aventurado quando for perseguido e caluniado em meu nome. Ou seja, bem-aventurado será você quando for perseguido e caluniado, passar por momentos negativos, em nome de Deus.

Então a questão não é querer afastar a situação negativa, porque ela terá que acontecer, faz parte da vida, é objetivo da encarnação. O que precisa ser feito é aprender a viver a situação ruim como fruto do amor de Deus, como algo necessário à sua elevação espiritual.  

Quando a situação negativa for entendida assim você poderá dizer: ‘louvado seja Deus porque roubaram meu carro, que assaltaram minha casa’. No momento que viver desse jeito poderá ser aprovado na sua encarnação, porque vivenciou a fé, a confiança absoluta e irrestrita a Deus. Agora, se rezar a Deus pedindo para não dar o sofrimento, Ele responderá: o que você está fazendo aí na Terra? Saia já.

Participante: aproveitando a pergunta, questiono. Se a graça divina está relacionada ao nosso merecimento, existe a ação da graça de Deus para amenizar provas, modificar nossos testes ou vicissitudes? A devoção a Deus e a nossa conexão com Ele nos traz a graça d’Ele e nos ajuda a passar pelas provas de uma forma mais amena. A devoção é a fé.

Vamos por parte porque há muitas coisas nessa pergunta.

Primeiro: a graça divina está relacionada ao nosso merecimento?

Sim, sempre. Deus dá a cada um de acordo com as suas obras, palavras de Jesus Cristo. Portanto, a graça de Deus será sempre dada de acordo com as suas obras.

Agora, o que é a graça de Deus para você? Diga aí!

Participante: a presença viva d’Ele na nossa vida.

Perfeito.

Levando em conta o que disse (Deus dá a cada um segundo suas obras), afirmo: Ele estará tão presente na sua vida quanto você merecer. Não presente como estar aqui, mas você terá a percepção da presença de Deus de acordo com o seu merecimento.

O Pai estará sempre ao seu lado, mas você só terá a percepção da presença divina de acordo com o seu merecimento. Se estiver olhando para Deus será capaz de percebê-lo. Agora, se estiver olhando para a matéria não O perceberá.

Segunda parte: para amenizar provas, modificar nossos testes ou vicissitudes.

Não, Deus não pode amenizar provas.

Participante: nem por merecimento?

Deus não pode amenizar provas, mas você pode gerar o anular algumas provas.

Cristo diz assim: a fé do tamanho de um grão de mostarda pode apagar a multidão dos pecados. Portanto, é preciso exercer a fé para que a prova seja anulada. No entanto, isso não quer dizer que Deus amenizou, quer dizer que você gera o amenizar quando age em determinados momentos em harmonia com o universo.

Resumindo, então, digo que Deus não vai passar a mão cabeça, porque o que está escrito ninguém muda. Você escreveu uma coisa, ela acontecerá, a não ser que por merecimento anule a sua prova.

NOTA: Essa conversa é de 2003. Mais tarde Joaquim vai deixar claro que a prova está no pensamento e na emoção do momento e não no ato. Por isso esse ensinamento de que é possível anular uma prova não deve ser entendido como alterar atos.  

Não espere de Deus a compaixão boba, o não dar a quem precisa o que necessita. O Pai é acima de tudo Justiça e Amor. Ele não seria Justo nem Amoroso se não desse a cada um segundo as obras, se amenizasse ou apagasse as provas do ser. Aquela ideia de um deus que vem socorrer sem que o ser encarnado mereça o socorro não existe.

Faça por onde receber.

Podemos agora adiantar na pergunta que foi feita. Terceira parte: a devoção a Deus e a nossa conexão com Ele nos traz a graça d’Ele e nos ajuda a passar pelas provas de uma forma mais amena.

Sim, a união sentimental com Deus – amar a Ele e sentir-se amado por Ele – faz com que o ser vivencie as situações da vida sem sofrimento.

O que você chama de mais ameno acontece quando a figura de Deus, sem a presença física Dele, mas pelo Amor do Pai ao filho. Essa conexão o leva a passar sem sofrimento, de uma forma mais amena.

Participante: no caso, a fé seria, então, acreditar com todo nosso sentimento? 

É mais do que isso. Fé é confiança irrestrita em Deus e entrega total ao Pai.

Se você está passando por uma situação que não gosta, confie em Deus. Tenha certeza de que aquela situação tem um objetivo específico para Deus estar gerando ela na sua vida. Por isso, entregue-se a Deus e sinta-se amado por Ele.

Participante: quer dizer que nascemos para sofrer? É verdade isso?

Não. Nascemos para fazer provas. Enquanto está vivendo esses momentos tem a opção de escolher entre sofrer ou ser feliz.

Dessa definição podemos, então, entender o que é fazer provas: é vivenciar determinados acontecimentos que o próprio espírito escolhe antes da encarnação. Daqui também tiramos a compreensão do que é viver: é passar pelas situações escolhidas antes da encarnação.

Cada situação é uma prova porque serve como uma pergunta que pode gerar duas respostas possíveis: sofrer ou não. Por isso afirmo que você não nasceu para sofrer. Ao contrário, nasceu para provar a si mesmo que em qualquer situação da vida, gostando ou não dela, é capaz de, por conta da fé que tem em Deus, manter a felicidade.

Falamos bastante sobre viver as situações desagradáveis da vida. Pergunto: ficou claro a questão da vivência desses momentos? Pergunto porque senão vamos esperar a vida ficar boa para nos sentirmos bem, quando ela já é fruto do amor divino.

É o que falei quando respondi a primeira questão: o universo já está equilibrado, não precisa de nenhuma ação de quem quer que seja para equilibrá-lo. Toda ação, todo acontecimento é equilibrado por natureza porque é sempre uma oportunidade para o espírito se elevar. O que pode ser mudado a cada acontecimento é a reação do espírito ao que está acontecendo, o aproveitamento ou não da oportunidade.

Participante: mas, mesmo por merecimento, todas as ações de Deus em nossas vidas estarão relacionadas às nossas escolhes no livro da vida?

Se não fosse assim, ao sair da carne, ao adquirir a consciência espiritual, ou seja, abandonar a busca da felicidade besta que é a material, colocaria as mãos na cintura e tomaria satisfação de Deus: ‘eu precisava que acontecesse aquilo na minha vida. Porque você não fez’?

Sim, Deus só pensa na sua eternidade espiritual. Quem está preocupado com a felicidade material é você que escravo do ego, que precisa de motivos para ser feliz. Aquele que não encontra a felicidade ao ser simplesmente um espírito, um filho de Deus.

Apesar dessa sua origem divina, ainda precisa de um carro, de uma casa, de um filho saudável, de um pai e uma mãe vivos. Tudo isso é besteira para aquele que se orgulha de ser filho de Deus. Para esse só o que é eterno interessa e essas coisas são efêmeras.

Eterno é só Deus e o universo. Por isso aquele que se reconhece como espírito não precisa de mais nada para gerar a sua felicidade.

Apesar de pensarem diferente, Deus não dará a felicidade material, a não ser como prova, senão estaria lhe enganando. Estaria incitando o seu apego às coisas materiais, que acabarão com a morte.

Você acha que o Deus que incita o apego a coisas que irão acabar pode ser amoroso, é o Amor Sublime? Um Deus que vai lhe dar dinheiro para se apegar a bens, que dará filhos com saúde para prendê-lo a laços transitórios só para não ter o desprazer de enterrar um filho? Que Deus é esse…

Nós somos espíritos vivendo uma aventura humana e não um humano vivendo aventuras espirituais. Não podemos materializar Deus; somos nós que precisamos nos espiritualizar.

Compartilhar