Palestra comemorativa do 3º aniversário do EEU – 2002

Há três anos, a espiritualidade convidou um grupo de encarnados para realizar um trabalho espiritual com um objetivo: promover os conhecimentos necessários para que o ser humanizado possa alcançar o universalismo voltado para o espírito através do ecumenismo. Nossa intenção nunca foi promover um universalismo voltado para a matéria, para as religiões, mas sim para o espiritual, para as coisas do espírito.
Durante estes três anos muitos ensinamentos foram passados. Todos eles tiveram uma só finalidade: apresentar a cada um a sua verdade espiritual. Este grupo espiritual nunca priorizou as coisas materiais. Quando abordou estes elementos foi unicamente com a intenção de ensinar as verdades mais universalizadas e espiritualizadas sobre as coisas materiais.
Todo este ensinamento sempre teve um objetivo: promover a mudança interna de cada pessoa. As informações transmitidas não buscam mudar as coisas existentes, mas ensinar como cada um pode mudar o seu íntimo.
Nosso único objetivo é auxiliar as religiões existentes como simples ajudantes, com a intenção de uni-las em uma só doutrina que espelhe mais a Verdade Absoluta (de Deus) do que as que hoje existem no planeta. Somente quando as religiões e seitas existentes na Terra realmente se universalizarem, poderão realmente auxiliar seus fiéis a se preparem para o novo mundo.
A preparação para o novo mundo só será alcançada com a reforma íntima, ou seja, com a mudança interior de cada um e não com a mudança das coisas existentes.
Não será através da mudança de uma doutrina para outra melhor, que o espírito conseguirá preparar-se para viver no novo mundo. Não importa em que religião ele esteja, o importante é que mude a sua maneira de agir e ver o mundo.
Estas informações foram trazidas pelo plano espiritual desde o início e podem ser encontradas já no primeiro Manifesto ditado ao Espiritualismo Ecumênico Universal.
Portanto, a missão de nosso grupo espiritual é:
Preparar os espíritos para o novo mundo, unificando as doutrinas existentes sob a base de uma única, que não seja individualista e nem que premie o bem material em detrimento do espiritual.
A partir desta definição, podemos dizer que as transmissões de ensinamentos visam a levar informações que auxiliem o espírito a conhecer melhor as coisas espirituais (obter verdades mais universalizadas) para que possa conviver de uma forma mais universal com o mundo em que vive. Mas, quais serão as mudanças necessárias que o espírito terá que fazer em sua forma de conviver com os acontecimentos, pessoas e objetos do planeta? Este é o objetivo desta palestra.
Reforma íntima é o tema central de todas as doutrinas ditas religiosas. Todas conclamam os seres humanizados a se reformarem, mas não conseguem explicar o que deve ser feito para que seja alcançada a mudança completa. Não conseguem realmente mostrar o que cada um deve reformar em si para poder alcançar a elevação espiritual.
Afirmar que alguém tem que ser humilde, toda a religião afirma, mas não consegue explicar ao ser humanizado como acabar com sua soberba… Informar que a vida deve ser vivida com amor as doutrinas informam, mas ensinar a não ter raiva, elas não conseguem.
As religiões têm suas doutrinas baseadas em códigos morais (leis) que visam coibir a prática de atos contrários aos desígnios de Deus. Ou seja, elas apenas criam normas de certo e errado, mas não explicam como o ser humanizado consegue deixar de viver um acontecimento de uma forma para passar vivê-lo de outra.
Apenas criar um código de normas e a partir dele exigir determinadas condutas, não coíbe a prática de atos contrários. Isso a humanidade já deveria ter entendido. O Código Penal de todos os países do planeta, por exemplo, proíbem que se mate outra pessoa, mas mesmo assim este crime é praticado todos os dias, em todos os cantos da Terra.
Por isso afirmo que as doutrinas das religiões, mais do que criar normas e as divulgar, deveriam explicar como o ser humanizado deve proceder para não matar, não roubar, não adulterar.
Portanto, a reforma íntima nunca conseguirá ser alcançada apenas com a divulgação de com um código de leis. É preciso saber o que mudar, como fazer para alterar posturas sentimentais e não apenas ter uma tabela que proíba atos. Para isso é preciso conhecer a Verdade e a Realidade do Universo.
É isto que iremos conversar neste dia: o quê e como fazer as mudanças necessárias para que se faça a reforma íntima e se possa viver com Deus e os mestres no novo mundo.
Finalizando, então, este bloco de nossa palestra de hoje, posso dizer que o trabalho do Espiritualismo Ecumênico Universal é ensinar as pessoas como mudar, em que é preciso mudar. Claro que isso é um trabalho hercúleo que ainda levará muito tempo para ser concluído, mas no dia de hoje daremos rápidas pinceladas no tema.

Compartilhar