Então, vamos começar a conversa de hoje. Para isso pergunto: qual a missão dos mestres da humanidade? Qual a missão de Krishna, Buda, Cristo, Maomé, o Espírito da Verdade?

Participante: mostrar uma moral espiritual.

Não, eles não falam de espírito. Nenhum mestre fala sobre o espírito, como ele é, como é o seu mundo. Todos eles falam apenas de uma coisa: vida humana.

Cristo não diz assim: no mundo espiritual ninguém julga. Ele diz: não julgue. Quando fala assim quer dizer que no mundo material as pessoas julgam. Quando diz que não se deve adulterar não fala que no mundo espiritual ninguém adultera, mas sim que aqui as pessoas adulteram.

Participante: alguns.

Não, todos. Se aqui não houvesse adultério, o mestre não ia dizer para não adulterar.

Os mestres só falaram na vida humana e quando fazem isso mostram o que existe nessa vida que não está presente na espiritual.

Participante: e com relação a choque de cultura, lugares onde há monogamia e onde não há?

Você quer uma resposta sobre isso? Ela está na Bíblia. Respondendo aos fariseus Cristo diz: no céu não existe casamento. Se não há casamento, não há nem monogamia nem a ausência dela.

Quer mais? Nos ensinamentos do Novo Testamento Cristo diz que deve ser fiel a você mesmo. Ele não fala em fidelidade a marido nem esposa.

Portanto, o que está lhe preocupando é apenas detalhe. Quando o mestre diz que no céu não existe casamento, ele encerra a disputa sobre ser monogâmico ou ter diversas parceiras.

Participante: como ser fiel a si mesmo?

Não transigindo da sua verdade. Não transigindo daquilo que acredita.

Outro dia uma pessoa me perguntou como fazia para ensinar meu ensinamento a outros. Respondi: não transija da sua verdade. Se você crê nos meus ensinamentos sabe que não existe certo e errado. Achando isso, porque imagina que é preciso ensinar alguma coisa a alguém? Só quer fazer isso quem acha que os outros estão errados.

Alguém que segue meus ensinamentos e imagina que precisa ensinar o que falo a mais alguém está transigindo de sua verdade, pois dizem que não existe certo e errado.

Apesar disso, as pessoas continuam insistindo em ajudar os outros a partir do que ensino. Em nome do que fazem isso? Eles dizem que é ajudar o próximo, mas isso é mentira. É em troca da fama que imaginam que vão conseguir por salvar uma alma. Egoísmo, orgulho, soberba, vaidade.

Portanto, o caminho é sempre não transigir da sua verdade. Se acredita em uma coisa, se vive com uma verdade, se algo é verdadeiro para você, não transija dessa verdade. Agindo assim será fiel a si mesmo.

Compartilhar