Como é maravilhosa a graça de Deus que Ele nos deu com tanta fartura! Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo. (Capítulo 1 – versículos 7 a 9)

Qual o plano secreto de Deus que foi revelado através de Jesus Cristo? O que Deus revelou através de Jesus Cristo para você? A vida material como instrumento da vida espiritual.

A vida material faz parte de um plano que Deus criou para auxiliar os espíritos no processo de elevação, no caminho da evolução espiritual. O que quer dizer isso? Que a vida humana não existe para ser gozada no sentido individual, na busca da glória material, na busca de se alcançar os anseios humanos. Ela existe como instrumento criado pelo Pai para que cada um vivencie a sua crucificação diária, com fé amor, esperança, igualdade e felicidade. Esse é o plano secreto de Deus. Foi o que Ele idealizou, planejou, para a elevação de cada filho.

Esse entendimento precisa ser interiorizado por cada um dos seres humanizados como uma verdade absoluta. A vida precisa ser encarada buscando a felicidade de todos e não como um campo onde se busca o prazer individual.

A vida que os seres humanizados vivem é morte, pois não é vivenciada como o plano secreto de Deus. A humanidade acredita que a vida é uma realidade, quando ela não é: é toda uma ilusão criada para que cada um possa abrir mão das suas intencionalidades individualistas e com isso ganhar o Reino do Céu.

Para você obter resultados nessa vida, no sentido espiritual, é necessária essa compreensão e, com isso, deixar de viver a vida carnal por ela mesmo. Deve parar de trabalhar para ganhar dinheiro; parar de casar para ter mulher; parar de dirigir para chegar. Aproveitar a vida como instrumento da elevação espiritual é não viver por ela mesmo, mas sim como circunstâncias gerada pelo plano divino para a sua elevação espiritual.

Isso muda todo o sentido da vida. A partir daí ela passa a ter um novo sentido. Você não irá mais trabalhar para trabalhar, mas trabalhará para alcançar a evolução espiritual. Não mais casará para ter uma mulher, mas para vivenciar carmas.

É isso que Paulo está nos ensinando e que precisamos compreender, pois sem essa compreensão o ser vive essa a vida material de uma forma ignorante, ou seja, ignorando o seu sentido real, ignorando a realidade da vida. A humanidade vivencia a vida no seu sentido figurado, pensando que é realidade: ‘eu acho que estou indo’, ‘acho que estou fazendo’. Isso não é verdade, não é realidade.

Esse ensinamento do Paulo é muito forte, mas, “arrependei-vos, o Reino do Céu está próximo”. A hora chegou: não dá mais para brincar de evolução espiritual. Não dá mais para ir para a igreja aos domingos e dizer que está fazendo alguma coisa pela sua elevação espiritual. Ir ao Centro no dia de palestras e achar que está dedicando-se à sua elevação.

A verdade está batendo à porta de todos os seres humanizados e eles estão negando-se a abrir mão dessas visões inverídicas sobre os acontecimentos da vida. Se não mudarem a forma de viver, não conseguirão alcançar a evolução espiritual.

Compartilhar