Pergunta0009: Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?

Antes de vermos a resposta do Espírito da Verdade, deixe-me fazer um pequeno comentário.

Até aqui tínhamos visto que Deus é a Causa Primária de todas as coisas (pergunta 001). Depois a ação da Causa Primária sobre as coisas materiais (pergunta 007). Agora Kardec quer saber se há atuação da Causa Primária sobre as inteligências, ou seja, sobre o ser humano, o espírito encarnado.

Com isso, o conhecimento sobre a Causa Primária se completará. Já havíamos visto a ação da Causa Primária sobre as coisas materiais e agora vamos ver a ação desta mesma Causa sobre as inteligências, ou seja, sobre o elemento espírito.

Tendes um provérbio que diz: pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater! (Perguna 0009 – O Livro dos Espíritos)

A resposta do Espírito da Verdade é muito clara: onde se vê a existência da Causa Primária na inteligência? No resultado, na obra. Sendo assim, para o mestre do espiritismo tudo que aparentemente resulta da ação de uma inteligência humana, na verdade, é gerado, inicialmente por uma Causa Primária.

Veja a obra e pergunte a si mesmo: quem será que poderia construir um prédio? Quem será que poderia vencer a lei da gravidade para construir prédios tão altos? Quem poderia construir uma estrada? Quem poderia manter as células do asfalto coesas para que a estrada permanecesse sempre no mesmo lugar? Com certeza não a inteligência secundária (o espírito humanizado), pois é apenas um agente e não um Criador. Por isso o Espírito da Verdade afirma: em tudo está a presença da Causa Primária.

O ensinamento que Deus é a Causa Primária das atitudes, das ações humanas, já estava escrito em O Livro dos Espíritos, bem antes de comentarmos sobre ele. Mas, o Espírito da Verdade foi ainda mais longe do que já havíamos ido. Ele disse: é a incredulidade do homem que não o deixa ver que por trás das suas ideias luminosas existe uma Causa Primária.

É, pobre homem que um simples sopro de Deus pode arrasar.

Deus pode tudo. Por isso o homem nada pode. Se pudesse, haveria algo que Deus não pôde fazer: aquilo que o homem fez. O homem nada mais é do que um reflexo da Causa Primária dada por Deus.

Mas, há um comentário de Kardec depois desta pergunta que pode nos ajudar muito neste estudo. Vamos vê-lo.

COMENTÁRIO DE KARDEC

Do poder de uma inteligência se julga pelas suas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.

O homem não pode criar o que a Natureza produz: essa é a afirmação de Kardec.  Vamos observar atentamente esse aspecto.

Por exemplo, quem constrói um prédio é a Natureza?

Participante: não. Segundo a crença humana são os engenheiros.

Mas, quem criou os elementos que o homem usa para construir o edifício? Mais ainda: o que é um edifício, senão o somatório de diversos elementos oriundos da Natureza? Pergunto ainda: quem mantém os átomos do cimento coesos para dar a sustentação ao prédio?

Participante: então, a sua pergunta não é quem constrói, mas do que é construído.

Não, minha pergunta é quem constrói, pois quem realmente constrói o edifício são os elementos da Natureza já que sem eles não haveria a obra. O homem pode desenhar formas e juntar elementos, mas se não houver os elementos e a ação dos seus átomos, não há prédio.

O prédio é construído pela Natureza. O homem simplesmente põe o material ali de acordo com um desenho que fez, mas quem faz realmente o edifício existir é a Natureza através de seus elementos.

Aliás, tudo o que o homem constrói é produzido a partir de algo que existe, de alguma coisa que está na Natureza. Sendo assim, não é construção (criação), mas adaptação do que já existe.

Se o homem pudesse realmente criar, a sua criação teria que partir do nada e não poderia utilizar de qualquer elemento pré-existente. Ele pode isso?

É isso que Kardec está mostrando. O homem sem a Natureza não seria capaz de fazer nada. O homem sem a Natureza não seria capaz sequer de existir, porque é a Natureza que gera e mantém os próprios corpos que os humanos acham que são.

Mas, Kardec fala um pouco mais. Vamos ver a continuação do comentário dele. 

Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe deem.

Com este comentário fica, então, muito claro o ensinamento: existe uma Causa Primária que faz as inteligências secundárias funcionarem. Sem ela, ou seja, sem Deus dar aos espíritos o funcionamento da inteligência – e esse funcionamento para vocês é o pensamento – o ser humano não existiria, não agiria, não construiria nada.

Mas, para aqueles que vêm acompanhando nossos estudos, esse ensinamento é antigo. Há muito tempo que estamos falando que Deus é a Causa Primária de todas as coisas. Muitos acharam que o que falávamos era novidade, mas não era, estava escrito em O Livro dos Espíritos desde o século XIX.

Agora, depois do estudo desse capítulo fica bem claro: Deus é a Causa Primária de todas as coisas. Tanto faz com relação à ação das coisas materiais, como para as coisas que se imagina oriunda da mente humana.

Participante: estava lendo um livro – “Confissões”, Santo Agostinho. Ele nasceu por volta do ano 300 dc e já naquela época falava em Deus como Causa Primária, como única Verdade e Realidade.

Mas, Cristo falava em Deus Causa Primária… Buda, Krishna e todos os mestres também. Todos falam em Deus como o Senhor Onipotente, Onisciente e Onipresente. Todos falam isso.

A humanidade hoje é que O expulsou do planeta, trancafiando-O no céu, onde existe apenas como espectador do homem, que tem a liberdade de agir como quiser. É por isso que afirmo que a humanidade não vive com Deus presente e que, para ela Deus está morto.

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