Participante: isso que o senhor está falando é muito importante, pois o nosso atual momento econômico está difícil.

Esquece o momento atual do país que isso é ação física. Você age com determinação e dedicação, mas as coisas nem sempre acontecem da forma que foram planejadas. Nesse momento a mente usa dessa informação para dar culpa.

A mente planeja agir de determinada forma para poder obter algum lucro. Você aceita o fruto dessa ação: Vive ansiedade, esperança. Faz isso porque o planejamento é oferecido com a ideia de que é perfeito e que tudo vai dar certo. Só que a vida dispõe ao contrário.

Neste momento, a mente oferece duas pílulas de sofrimento para tomar. A primeira é a frustração por seu planejamento não ter dado certo. A segunda é a do julgamento do governo. Ela coloca o governo como culpado do seu fracasso. Você sofreu duas vezes.

Participante: ou diz que você é o culpado.

Sim ou ela diz que você é o culpado ou que outro o é.

Neste caso, deve responder à mente: ‘eu fiz o que foi possível. Não deu certo, a culpa não é minha nem de ninguém. Foi a vida que não fez as coisas darem certo’.

Ontem uma pessoa me disse que quando encontrava uma emoção negativa ia pintar ou escrever. Só que há diversas coisas que pintou ou escreveu que acabou jogando fora. Porque isso? Porque o que foi feito não conseguiu atingir o objetivo que a mente propôs.

É a mente que propõe um objetivo a ser alcançado; é ela que não alcança este objetivo. Ela faz tudo isso para poder dar a pílula do sofrimento. Aceitando, você sofre.

Outro dia conversamos sobre apego. Eu mostrei algo idiota, incongruente, que a mente faz.

Apego é uma dependência. Tornando-se dependente, viciado em alguma coisa, precisa do que é viciado. Quem é viciado em fumo, álcool, não vive sem esses elementos. Da mesma forma, quem é viciado em fazer as coisas certas não fica sem agir desse modo.

Abordando esta questão, disse às pessoas que estavam lá: ‘reparem que mente sacana. Ela diz que quer ser feliz, diz que está fazendo coisas para ser feliz, mas gera o apego, a dependência e o não dar certo, para que você aceite o sofrimento’. Enquanto não se chocar com esta forma de agir da mente, não ver a ação real dela, verá sempre alguém como culpado, seja você mesmo ou outro.

Achando que alguém é culpado pelo seu sofrimento, toma a pílula da frustração e da culpa.

Compartilhar