Vamos começar?
Para iniciar, lhe pergunto: o que vamos ler?
Participante: vamos começar esse estudo lendo o Evangelho de Mateus.
Certo, vamos ler o Novo Testamento. Para começar, pergunto: o que é um testamento?
Participante: …
Como você pode ler algo chamado Novo Testamento se não sabe o que é um testamento?
Testamento é um acordo entre partes.
Vamos conversar sobre um acordo que é chamado de novo, porque existe outro que é chamado de velho, aquele que foi feito por Deus com a humanidade através de Abraão. Quando aparece a figura do Messias, do Cristo, surge a necessidade de se fazer um novo acordo, um novo testamento.
Portanto, o Novo Testamento é um acordo entre Deus e os espíritos encarnados. Essa é a primeira ideia sobre o que vamos conversar.
Outra questão: o que está sendo acordado nesse testamento? Ou como muitos questionam? Qual a Boa Nova que esse testamento trás? Traz a informação de que existe um reino dos céus, que não está acima nem abaixo, mas dentro de cada um. Nesse testamento o fato de viver nesse reino dos céus é chamado de Bem-aventurança. No acordo que vamos ver, Deus diz aos seres encarnados que se seguirem o que está sendo proposto, acordado, ao final ele encontrará a Bem-aventurança.
Esse é o Novo Testamento que vamos ver. Vamos ver informações de como se viver que estão no testamento e que se seguidas levará o ser humanizado a viver no reino do céu, ou seja, ser um Bem-aventurado.
Por isso, pergunto: o que é Bem-aventurança? É a felicidade que os santos vivem. Trata-se de uma felicidade diferente da que vocês conhecem, que é o prazer. Por isso, afirmo que aquele que seguir o acordo, ou seja, cumprir o que está em o Novo Testamento, receberá uma felicidade que independe de coisa materiais, de ganhar, de ser para ter ou ter para ser. Trata-se de um estado de espírito interno que leva o ser a viver em paz, harmonia e felicidade com as coisas do mundo.
É sobre isso que vamos conversar. Vamos falar sobre o que Deus fala aos encarnados que é necessário ser feito para eles alcancem a Bem-aventurança. Se eles não seguem, o que ganham? Prazer e dor.
Portanto, o que vamos estudar é um caminho que se seguido o leva a viver em paz, harmonia e felicidade; se não, o leva a viver o ciclo do prazer e da dor.
Esse é o resumo de nossa conversa. Nada do que disser aqui, nada de nossa conversa, pode fugir a isso. Cada ensinamento que lermos no Novo Testamento é um caminho para se alcançar a felicidade.
Claro que a linguagem de uma conversa é sempre de acordo com o tempo em que foi proferida. Por isso, não vamos usar as mesmas palavras, mas com certeza iremos alcançar o mesmo objetivo do autor no Testamento.
Além disso, não nos esqueçamos que a Bíblia é escrita em parábolas. Por isso, será preciso se decodificar as histórias. Faremos isso sem inventar alguma coisa, claro, mas ampliaremos a compreensão do que foi dito para descobrir o que precisa ser feito para se viver em paz.
Participante: se esse é o novo acordo, qual o velho?
O Velho Testamento. Ali está todo o velho acordo que, aliás, não nos interessa. Porquê? Porque somos cristãos. Se fossemos judeus teríamos que estudar o velho e esquecer o novo.
Essa importância fica bem clara logo no início do nosso estudo. Comece a ler o Evangelho de Mateus para começarmos a ver esses ensinamentos.