“Quando Jesus soube que João tinha sido preso, foi para a região da Galileia. Não ficou em Nazaré, mas foi morar na cidade de Cafarnaum, perto do lago da Galileia, na região de Zebulom e Naftali”. (Mt 4, 12 e 13)
Porque Jesus só foi para a Galileia depois que João Batista foi preso?
Participante: tem informação sobre isso na Bíblia?
Claro e nós já vimos: “Ele é mais importante do que eu e não mereço a honra de carregar as sandálias dele”. Mais: “eu é que preciso ser batizado por você e você está querendo que eu o batize? Mas, Jesus respondeu: por enquanto deixe que seja assim, pois assim faremos tudo o que Deus quer”.
Então, veja, João Batista foi um antecessor de Cristo. Só depois que cessou o seu caminho é que a missão Jesus Cristo pode começar.
Mas, o que aconteceu com Jesus Cristo durante o fim da missão João Batista? As tentações, ou seja, um processo de formação de um caminho. É por isso que disse que as três tentações formam o pavimento de todo o caminho para a Bem-aventurança.
As três tentações é, para Cristo, o mesmo que o Nobre Caminho Óctuplo de Buda: o fundamento de toda doutrina. Não foi a esse ensinamento que o mestre hindu chegou quando da meditação na floresta? Pois, então, foi o resultado das tentações que formaram a base de tudo o que Cristo fala.
Um detalhe: está observando que esse livro está se tornando bem diferente de suas leituras anteriores? Eu disse que vocês não sabiam ler …
Participante: nós fazemos uma leitura seletiva. Tem coisas que descartamos totalmente por imagina-las insignificantes, mas possuem significado.
Através de nossas conversas você conhecerá a importância dessas coisas.
“Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito: terra de Zebulom e de Naftali, na direção do mar, no outro lado do rio Jordão, Galileia, onde moram os pagãos! O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte.
Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do céu está perto!” (Mt 4, 14 a 17)
Aliás a mesma mensagem de João Batista, o que nos leva a entender claramente que uma é continuação da outra.
Participante: eu achava que João falava de Jesus?
Não. Ele falava, como já vimos: “arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do céu está perto”! Dizia isso, mas deixava bem claro: eu falo isso por enquanto, mas depois virá outro que continuará com essa mensagem.
Com isso posso dizer que ele lançou as bases do caminho para a Bem-aventurança e Cristo depois veio trazer as bases para a caminhada. Tanto é assim que não há um Evangelho de João, mas só do Cristo.