Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Baixar arquivo

“Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores”. (Mt 5,11)

“Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”. (Mt 5,12)

Esses trechos são praticamente complemento do último que conversamos. Só tem uma palavra a mais: ‘lhes caluniam’. O que é caluniar? Falar uma coisa que você não considera ser ou ter feito.

Portanto, se alguém disser que você é homossexual, fique feliz; quando disser que explora sua esposa, fique feliz; quando disser que você nunca estudou e por isso não pode falar sobre certas coisas, fique feliz.

Para que seja feliz de verdade, não pode querer que o outro veja como você se vê, que tenha a mesma ideia que tem de si mesmo. Quem quer isso, só vive prazer ou dor. Prazer quando consegue convencer o próximo; dor, quando não consegue

Participante: não ter que provar nada para ninguém.

Nem para você mesmo. Ninguém. Porque?

Vou me lembrar de Santo Agostinho em O Livro dos Espíritos: ‘que adianta pensar sobre você mesmo se a mente lhe engana sobre o que é?’ Você não é o que pensa que é: é a sua mente que lhe diz que é o que pensa que é. Então, quando quer defender-se, está defendendo a mente. Está defendendo a coisa material.

Além disso, não precisa defender-se de ninguém. Porque? Por que Deus sabe quem você é. Não adianta se esconder Dele, pois Ele sabe tudo.

Por isso, não perca sua felicidade se você ou outro lhe caluniar.

Participante: quando a mente calunia fica uma culpa, não é?

A culpa é o fruto de você ter aceitado a calúnia

Compartilhar