“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer.’ Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; nem pela terra, pois é o estrado onde ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto. Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno. (Mt. 5, 33 a 37)

O que é jurar por alguma coisa? Quando é que você jura?

Participante: jurar é dar certeza absoluta?

Ter certeza absoluta. Se não tiver certeza absoluta de alguma coisa, não vai jurar. Portanto, o esse texto do acordo fala: não tenha certeza absoluta de nada; nem das coisas do céu, nem das coisas da Terra, nem das coisas da religião.

O céu é a cabeça de Deus; a Terra é onde Ele põe os pés. Ou seja, tudo é de Deus.

Só Deus sabe. Você tem notícias, informações, mas não tem nenhuma verdade absoluta. Por isso não dê certeza de nada. Diga a penas, sim ou não.

Diga apenas, ‘a terra é redonda’ ao invés falar: ‘a Terra é redonda e você está falando que é plana. Você é burro, não sabe nada’.

Isto é jurar: ter certeza absoluta, se contrapor ao outro com a sua verdade. Aquele que quer alcançar a verdadeira felicidade, não sabe nada. Ele simplesmente diz: ‘sim, para mim é” ou ‘não, para mim não é’. Se o outro fala diferente, ele responde: ‘não posso afirmar que eu ou você está errado, porque não tenho certeza de nada’. Isso é não jura por nada. 

Participante: faz assim porque sabe que não pode ter a verdade absoluta de nada.

Não.

Porque não deve se jurar? Porque a afirmação de que tem certeza gera uma tentação forte. Para quem garante que tem a verdade, que sabe, a busca pela notoriedade é inexorável. Essa busca vai causar o ter que brigar com o outro.

As verdades, sejam elas quais forem, são instrumentos conseguir a fama. Jurando, o ser será impelido a provar que está certo. Com isso vai querer provar que tem a razão, mesmo que esta prova seja uma ilusão.

Compartilhar