O tema de nossa conversa hoje é ‘Um minutinho da sua atenção, por favor’.
O título pode parecer brincadeira, mas no final vamos descobrir que o Universo precisa de um minutinho da sua atenção, a cada minuto. Será isso que vamos entender. Vamos começar, então.
O ser humanizado não vive, passa o tempo na superficialidade da vida. Acorda de manhã preocupado com o que vai fazer no trabalho mais tarde. Quando chega lá, pela manhã está preocupado com o que vai fazer à tarde. Quanto chega a tarde já está preocupado com a noite. Quando finalmente chega a noite, sua preocupação é com o que vai fazer no dia seguinte.
Não posso nem dizer que o ser humanizado não vive o presente, o momento de agora. Ele não vive nem horas isoladamente. Vive apenas dias inteiros de uma vez. Ele acorda preocupado em que vai fazer durante o dia inteiro.
Só que o ser humanizado precisa entender que um dia é feito de vinte e quatro horas. Mais: que para poder se viver a vida não se pode trabalhar vinte e quatro horas de uma só vez. Se fizer isso, ele perde o contato com a realidade, que é o momento presente.
É preciso se viver cada momento em cada momento. Vivê-los separadamente e não em lote.
É preciso se ocupar com o que vai fazer naquele momento e esquecer todo o resto do dia para poder viver plenamente a vida. Melhor dizendo: esperar chegar o momento futuro para aí se ocupar com ele.
Ocupar-se com o dia inteiro de uma vez só é impossível para o ser humanizado. Ele não possui capacidade de lidar com tanto tempo ao mesmo tempo.
Sendo assim, afirmo que é preciso se ocupar com o momento a cada momento.