Enviar texto por Telegram
Para começarmos esse trabalho que marca o início de um novo ciclo, gostaria de relembrar um trecho da mensagem que deixei no final do ano passado (2009).
MENSAGEM DE FIM DE ANO – 2009
Que a paz de Deus esteja com vocês. Salve…
Filhos, em Uberlândia falei para diversas pessoas que um ciclo estava se encerrando. E, quando um ciclo se acaba, outro se inicia. Disse isso com relação a algumas pessoas e com relação ao próprio Espiritualismo Ecumênico Universal. Neste final de ano um ciclo se encerra e outro começará para nós.
O que se encerra levou dez anos. Nele estudamos diversos elementos da vida material e do mundo espiritual a partir de uma visão espiritualista e universalista ou monista. Mas, como ficou bem claro nestes, descobrimos apenas duas coisas:
Primeiro: que tudo que a humanidade sabe sobre o mundo espiritual ou universal é apenas ideias humanas e não Verdades. São conhecimentos individuais, ou seja, o que cada um acha, porque a Verdade e a Realidade espiritual e universal o ser humano não tem condições de saber.
Segundo: descobrimos que é impossível ao ser humano saber algo sobre o mundo espiritual ou universal. Isso porque lhe faltam elementos para compreensão. Por isso os seres humanos apenas conhecem imagens que são fruto de comparações com elementos humanos e não a Verdade ou a Realidade.
Descobertas estas coisas, um ciclo tem que se encerrar, porque não há mais nada a se procurar com relação a isso. Não há mais nada a se procurar no mundo espiritual ou universal, porque, como ficou claro, qualquer coisa que vá se procurar não será compreensível à mente humana.
A partir do que foi dito, pergunto: será que isso já ficou realmente claro? Além disso, pergunto também: será que precisava levar dez anos para provar o que está escrito em O Livro dos Espíritos?
Nesse livro está bem claro: o Espírito é um nada para vocês. Se isso é verdade, porque me perguntam o que ele faz ou como é? Como me perguntam, ainda, as mais diversas coisas sobre o ser universal. Como podem compreender algo que pertença a uma coisa que é nada?
Matéria espiritual é outro assunto que ficou muito claro em O Livro dos Espíritos: ela não é energia, não é onda eletromagnética. Mas, apesar dessa informação estar bem clara, ainda continuam dizendo que o Universo é energia.
Energia é aquilo que acende a lâmpada. A matéria universal não é isso. O elemento material universal é desconhecido de vocês, pois é o que compõe a energia e não a própria.
Deus? Sobre isso, além de ser muito claro sobre o conhecimento desse tema, o Livro dos Espíritos traz ainda uma informação muito importante: falta ao ser humano um sentido para compreender Deus. Afirma, ainda, que os seres não devem perder-se na busca de compreender o Senhor, porque se fizerem isso irão entrar em um labirinto donde não lograrão sair. Mais: enquanto estiverem nesse labirinto deixarão de fazer o que têm que fazer.
Portanto, mais do que inútil, a busca de Deus, do Espírito e de mundo espiritual é danosa a vocês. É isso que o Espírito da Verdade está dizendo. Por quê? Porque não lhes deixa fazer o que deveriam fazer.