Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

O que é uma vida? Vida é uma sucessão de acontecimentos. Pelo menos é assim que a mente encara a vida, o estar vivo. Ela acha que apenas por estar participando do mundo físico está vivo. Grande engano…
Tem muita gente que participa dos acontecimentos e está morto. Aliás, vocês mesmos dizem isso. No dia que estão cansados, nervosos, preocupados ou sofreram, muito dizem que estão mortos…
Estar vivo não é uma conseqüência de estar participando de acontecimentos. Exatamente por acreditar nisso é surge para o ser humanizado o medo da morte. Por acreditar que estar vivo é participar dos acontecimentos e saber que a morte é deixar de participar deles, vocês têm medo de morrer.
Isso não é real. Estar vivo é muito mais do que simplesmente respirar, participar de ações de acontecimentos. Estar vivo é ser feliz… É viver o estado de felicidade, não o prazer. Sempre que você está feliz de verdade, está vivo.
Então, vida não tem nada a ver com respiração. Vida é estar em paz consigo e com o mundo; é estar harmonizado consigo e com o mundo; é viver a verdadeira felicidade. Sempre que isso acontece você está vivo.
Sendo isso é verdade, pergunto: o que é morte? É não estar feliz, não estar em paz e harmonizado com o mundo que vive. O mundo que você vive é a vida e se não está harmonizado com ele, não vive. Então, só pode estar morto…
Hoje a luta de vocês é para continuar respirando, como se isso fosse sinal de alguma coisa muito boa. Desculpa, mas tem gente doida para morrer porque não agüenta mais estar vivo. Pessoas que chegaram aos setenta, oitenta, noventa anos deveriam fazer festa porque alcançaram uma grande idade, mas pelo contrário, não agüentam mais estar vivo.
Por que querem morrer? Porque nunca viveram de verdade… Respiraram durante algum tempo: só isso. Praticaram atos materiais, mas isso não quer dizer nada, porque qualquer bicho também faz isso. Qualquer bicho vive atos materiais. Se você se acha diferente do bicho tem que ter em mente mais do que simplesmente respirar ou comer…
Mas, a mente continua lhe dizendo que quem não respira mais está morto e quem continua respirando está vivo e você acha que isso é verdade. Por isso entrega-se à luta para apenas respirar e esquece-se de viver…
O medo da morte é exatamente esse: o medo de não estar presente nos acontecimento. É só por isso que vocês têm medo da morte. Aliás, foi exatamente por isso que o mundo dos devas foi criado: para vocês imaginarem que continuarão presentes nos acontecimentos… Quando se entra em contato com a existência do mundo dos devas, a mente fica quietinha, calminha…
Reparem: toda religião lhes promete uma vida melhor depois da vida. Para que? Para acalmar a mente. Para acalmar o medo, não do desconhecido, mas de estar ausente do mundo, dos acontecimentos. Querem acabar com a morte, mas de que adianta se você continua vivendo uma morte em vida?
Falar de morte é uma coisa interessante. O que é morte? Um acontecimento da vida. Quem morre precisa estar vivo. Se estiver morto, já tinha morrido antes… Portanto, para morrer é preciso estar vivo…
Mas, este não morreu quando parou de respirar: morreu muito tempo atrás. Morreu enquanto estava vivo. Morreu porque se desarmonizou com a vida. Como disse, quem se desarmoniza com a vida vai viver o que?
Falar de vida e morte é fácil e rápido. É preciso estar bem atento quando a mente lhe diz que vida é o simples ato de respirar, de participar de acontecimentos. Vida é algo muito maior que isso.
Quando um ser humano fala em Deus dar o dom da vida, fico calado. Isso porque se vocês não sabem nem o que é vida como querem discutir quem a deu?
Vocês discutem a geração de uma forma (o nascer humano) como se fosse este o ato inicial da vida. Nascer não é começar a viver, é apenas nascer. Não é esse o início da vida que Deus dá. A vida que Ele dá é outra e começa em um momento diferente do parto.
O dom da vida não é o simples ato de pensar, andar ou qualquer outra ação, mas algo que vocês não fazem nem idéia do que é porque estão sempre mortos, sempre em desarmonia com a vida.
Participante: então, na realidade, temos medo da vida e não da morte. É isso?
A mente tem medo da vida, não você… Quando identifica a mente como sendo você, passa a ter medo da vida…
Mas, porque o você-mente tem medo da vida? Porque quer sempre ganhar, ter o prazer… Você-mente tem medo da vida porque sabe que ela não vai lhe satisfazer, não vai puxar o seu saco, fazer só o que você quer.
Aliás, é por isso que você-mente se refugia na idéia da morte que as religiões lhe vende tendo o que o ser humano chama de fé. O você-mente diz que tem fé para que você-observador não precise mais lutar contra a vida-mente.
Participante: que mente safada essa, não?
O pior não é a mente ser assim: o pior é você, que diz que está buscando a verdadeira felicidade e sabe que para alcançá-la precisa libertar-se da mente, continuar aceitando o que ela fala…
Você é mais safado que ela…
Participante: onde entra a reforma íntima nesta relação morte e vida?
Na vida… Se você hoje vive a morte, reforme-se: viva a vida.
Ao viver a vida estará vivendo Deus, pois Ele é a Vida. É por isso que como já vimos, o Espírito da Verdade diz que ao atingir a perfeição, o ser espiritual vivencia a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos.
Deus lhe dá a vida para você viver feliz, em paz. Mas, querendo só ganhar, você-mente se refugia na morte para ver se assim consegue alguma coisa.

Compartilhar