“Deus criou todos os espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de fazê-los chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si”. (O Livro dos Espíritos, pergunta 115)
Todo espírito nasce simples e ignorante e precisa buscar o conhecimento. Nesta busca mormente ele perde a sua simplicidade. Com isso precisa realizar nova missão onde adquira mais conhecimento e limpe-se da sujeira que o fez perder a simplicidade. Esse processo é conhecido como busca da elevação espiritual.
O processo de elevação espiritual existe em dois planos de vida espiritual: na erraticidade (Universo) e no mundo carnal. A existência do ser universal acontece nesses dois mundos.
“227. De que modo se instruem os Espíritos errantes? Certo não o fazem do mesmo modo que nós outros? Estudam e procuram meios de elevar-se. Veem, observam o que ocorre nos lugares aonde vão; ouvem os discursos dos homens doutos e os conselhos dos Espíritos mais elevados e tudo isso lhes incute ideias que antes não tinham”. (O Livro dos Espíritos)
Durante a vida no Universo o espírito estuda os assuntos espirituais para adquirir o conhecimento que acabará com a sua ignorância. Se instrui no tocante aos aspectos do mundo universal através de conselhos de outros espíritos e pela observação que faz da vivência tanto dos espíritos superiores como daqueles que estão no mesmo nível seu.
“230. Na erraticidade, o Espírito progride? Pode melhorar-se muito, tais sejam a vontade e o desejo que tenha de consegui-lo. Todavia, na existência corporal é que põe em prática as ideias que adquiriu”. (O Livro dos Espíritos)
Como disse o processo de elevação é feito em dois mundos e em cada um acontece uma atividade diferente. Só que, como os estudantes do planeta Terra, o espírito precisa fazer verificações daquilo que estudou. São os exames que presta depois de um período de estudos que demonstram o quanto aproveitou os ensinamentos que recebeu.
“166 a. Como realiza essa nova existência? Será pela transformação como Espírito? Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal”. (O Livro dos Espíritos)
Os exames do espírito são realizados através de um processo chamado encarnação. Os seres universais encarnam em um mundo onde as fontes de consultas do que foi estudado não estão disponíveis, assim como os alunos de escola ficam durante os exames em uma sala sem o apoio dos livros. Aí precisam responder perguntas para provar que aprenderam aquilo que estudaram.
A indisponibilidade das informações espirituais é chamada de véu do esquecimento.
O espírito agora encarnado, então, realiza provas. O conjunto dessas provações, que se fundamentam naquilo que estudou antes da encarnação, é chamado de vida carnal ou humana. Nessa vida, então, o espírito sem acesso às informações do seu próprio mundo, precisa responder a questões de acordo com aquilo que estudou antes da encarnação.
“166. Como pode a alma que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se? Sofrendo a prova de uma nova existência”. (O Livro dos Espíritos).
Mais uma vez me utilizo do aluno de escola do mundo material para poder explicar o que se sucede com o espírito durante o seu processo de elevação espiritual.
O aluno que é aprovado nos seus exames ao longo do período de estudo vai para uma classe onde aprofundará seus estudos. Aqueles que são reprovados na totalidade dos exames de uma temporada voltam para a classe anterior e ali vão refazer seus estudos e depois farão novas provações. A mesma coisa acontece com os espíritos. Aqueles que são aprovados nas suas provações seguem para classes superiores onde farão estudos mais aprofundados das questões universais; já aqueles que não foram terão que retornar aos seus estudos na erraticidade e posteriormente reencarnarão.
“166 b. A alma passa então por muitas existências corporais? Sim, contamos muitas existências”. (O Livro dos Espíritos)
Todos os seres que encarnam no planeta Terra já viveram inúmeras provações ou encarnações ou vidas humanas. São espíritos que já estudaram, prestaram exames, não foram aprovados e tiveram que recomeçar seus estudos e voltaram a prestar exames. Esse é o processo de reencarnações que ensinam os espíritos.
Nesse processo todos nós continuaremos até que um dia consigamos nossa aprovação e aí poderemos ter conhecimento e manteremos nossa simplicidade.
“170. O que fica sendo o Espírito depois da sua última encarnação? Espírito bem aventurado; puro Espírito”. (O Livro dos Espíritos).