Por que Cristo afirma isso? Qual a forma que um cego material (aquele que não possui a percepção da visão) enxergar? Pelo sentimento. Ele sente as coisas.

Quando um cego material percebe as coisas, sente o sentimento, a emoção, que está por trás das palavras que ouve. Já quem tem a visão prende-se exclusivamente na forma e não consegue interpenetrar na essência.

Aquele que enxerga observa apenas as coisas materiais envolvidas no acontecimento. Acha que por estar percebendo as formas pode saber o que está acontecendo, mas na verdade é cego, porque não vê a essência, que é a Realidade do momento.

Aquele que se prende às percepções visuais não enxerga o que realmente está acontecendo ali porque a verdade não tem nada a ver com a movimentação das formas, mas sim com os sentimentos com os quais são vivenciados os atos.

Nos sentimentos com que se convive durante as ações encontra-se a realidade do mundo humano. Não importa se a mão se levante, mas sim se o ato está sendo vivenciado com amor ou não. A mão levantar-se por si só não diz nada, mas sim o sentimento que é sentido durante a execução da ação.

Quer um exemplo? Existem muitas mãos que se levantam e até promovem ações que parecem carinhosas, mas, quantas são vividas com falsidades? Quantos desses carinhos querem realmente trair?

Lembram-se do beijo de Judas? O ato de beijar é o símbolo máximo do amor para os humanos, mas naquele caso a ação nada teve de amorosa, ou pelo menos é isso que os humanos pensam deste acontecimento.

NOTA: A respeito do ato de Judas, o amigo espiritual já havia ensinado que tudo aquilo foi amor sim, pois foi através daquela ação que o destino de Jesus Cristo aconteceu. Na verdade tudo já estava pré-programado e fazia parte de um grande ensinamento.

É isso que você tem que olhar: o sentimento com que vivencia os acontecimentos que você ou outra pessoa pratica e não as formas do mundo externo. Ou melhor: não olhar nada. A tudo que acontecer reaja apenas com amor, entenda a partir do amor a Deus e a todos.

Compartilhar