Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Pergunta 0005: Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus? A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma consequência do princípio – não há efeito sem causa.

Desde que o mundo é mundo, ou melhor, desde que começaram as encarnações no planeta, todas as civilizações foram marcadas pela crença da existência de um ser superior desconhecido do homem. Repare que são civilizações distantes uma da outra, quer em distância física como em tempo.
Quem será que causou a ideia da existência de um ser superior em todos os povos? Para compreender precisamos voltar ao conhecimento obtido com a resposta a pergunta hum: procure sempre a causa.
Quem causou a crença na ideia da existência de um ser superior aos gregos, troianos, africanos e japoneses que se encontravam distantes uns dos outros? Aos índios aqui nessa terra? Quem causou neles a ideia de buscar esse ser superior se eles não se comunicavam entre si? O próprio Deus.
A consciência coletiva de que existe um Deus é a prova maior que existe uma causa primária para todos, não importando localização geográfica, cultura, nem tradições.
Deus é um só e único para todos, independente da forma como o ser humanizado convive com a intuição dada pelo próprio Pai da Sua existência. O que muda a concepção sobre o Ser Supremo não é Ele mesmo, mas sim a própria humanidade que quer dizer que o seu deus é verdadeiro e o dos outros não.
Existe um único Deus que causa em todas as raças do planeta as ideias e esse Deus é Único, é um só. Mais do que se apropriar de Deus, precisamos começar a compreender isso para servi-Lo.
Só de posse da consciência de que foi o próprio Deus quem causou a ideia Dele existir e como cultuá-Lo poderemos respeitar a crença de cada um. Quem entende e pratica a universalização vive com Deus e não com o deus gerado pelas razões, o que é muito diferente.

Compartilhar