Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Baixar arquivo

Não existe bem ou mal, certo ou errado. O que existe são pessoas que pensam e querem coisas diferentes. O que cada um quer não é certo nem errado, nem bom nem mal. É apenas o que cada um pensa e acha das coisas. O problema é que vocês, desde crianças, foram acostumados a existência da ideia do bem e do mal e como sempre se acham certos, dão a si mesmos o papel do bem e para o outro o do mal.
Não há mal, não existe maldade. O que existe são pensamentos e desejos diferentes. É isso que precisam trabalhar em si mesmos: o mal não existe … Sabiam disso?

Participante: sim …

Desculpa, se sua resposta é sim, eu tenho que dizer que vive em hipocrisia, pois ainda continua convivendo com a vida imaginando que existem seres malignos que querem lhes fazer o mal.

Me digam uma coisa. Se ao saírem daqui um bandido lhes assaltar vocês dirão que ele é do bem? Se chegar a sua casa e tiverem levado tudo que tinha, achará que quem fez isso é do bem? Portanto, mesmo dizendo que só existe o bem, continuam vivendo com a crença de que o mal existe, de que a eterna luta do bem contra o mal prossegue…

Portanto, nada adianta dizer filosoficamente que não existe nem o bem nem o mal; é preciso viver os acontecimentos da vida humana com esta realidade. Para isso é preciso saber de onde vem a ideia da existência do mal. De onde vem a ideia de que outra pessoa é má, de onde vem a ideia que afirma que o outro é mal.

Sabem me dizer de onde vem essa ideia?

Participante: do ego …

Sim, ela vem do ego, mas porque isso acontece, como isso ocorre? Onde começou a surgir a ideia de que existe uma diferença entre os seres humanos que gera a existência de um bem e de um mal?

Participante: isso é histórico …

Sim, a existência do dual bem e mal é histórica e até hoje vocês não conseguem viver um minuto de suas existências sem aplicar esses valores às coisas da vida. A cada momento existe para vocês a ideia da eterna luta do bem contra o mal. Mas, porque o outro é taxado de mal? De onde e porque surge a ideia da existência do mal?

Porque o ser humano pensa assim? Porque o ego cria consciências onde existe esta luta? Porque historicamente isso acontece?

Falo historicamente, porque até na Bíblia existe a figura do bem e do mal. O espiritismo diz que veio para acabar com esse dualismo ao terminar com a crença da existência do paraíso e do inferno. No entanto, se prestar atenção, essa doutrina cria o umbral e as cidades espirituais, que nada mais são do que outras visões sobre a mesma coisa.

O mundo inteiro, toda existência de um ser humano, todas as verdades com às quais convive durante a existência são geradas a partir do conceito da existência do bem e do mal. Isso é algo que precisam compreender. Mais: precisam entender porque isso acontece. Se não tiverem este entendimento e não se rebelarem contra essa criação, continuará vivendo com essa separação.

Quando vocês vivem com a existência dessa separação, o que fazem?

Participante: julgamos …

Julgar é de menos …

Participante: condenamos …

Ainda é o de menos.

O que acontece quando vivem com consciências que são formadas levando em conta esse dualismo? Vocês se afastam de Deus, se separam do Todo. Digo isso porque todos os mestres disseram que Deus é único, onisciente, onipresente e onipotente. Quando atribuem a origem de algumas ações ao mal, estão gerando um diabo, o que acaba com a Unidade do Pai. Além disso, destroem a onisciência, pois como Ele pode saber que existe um mal e deixa-lo agir? Acabam com a onipresença, pois se ela existe, será que Deus não está presente onde o mal ocorre? Acabam com a onipotência, pois aceitam que existe alguém que pode agir livremente sem que o Pai possa detê-lo.

Vivendo a existência desse dualismo, você se afasta de Deus, deixa de viver com o Senhor do universo. Está vivendo junto a uma figura mitológica que provêm das trevas.

Já ouviram falar desse termo? Claro que sim. Só que as trevas não podem existir. Se isso acontecer, ou Deus não existe, ou os mestres estão errados quando falam Dele. Por isso, vamos responder as questões que levantamos.

Quem cria o mal? Como foi dito, o ego. Para criar o mal o que ele usa? A razão humana … É a razão, o pensamento, aquilo que descreve o mundo para o ser humanizado que cria a existência de um bem e um mal.

Deixe-me fazer uma pergunta. O que aquela pessoa está vestindo? A realidade é que ele veste uma roupa. Essa é a realidade, mas será que é só isso que a razão humana diz? Claro que não: ela falará muito mais …

Poderá dizer que é uma roupa mal passada, velha, suja, cara, vagabunda, etc. Todas essas qualidades para a realidade são criadas pela razão humana e sempre contém a presença do dualismo bem e mal, certo e errado, bonito e feio. A roupa limpa, bem passada e cara é do bem; a velha, suja e mal passada, do mal.

Só que tudo isso não é real, não pertence a realidade. A roupa, por exemplo, se estiver suja e amassada não deixa de ser roupa tanto quanto a limpa e bem passada. Portanto, na realidade, pouco importando o que você acha dela, o que existe é uma roupa.

São essas coisas que extrapolam a realidade e que são criadas pela mente ou razão que gera a existência do bem e do mal. É isso que vocês precisam entender para poderem viver em paz e felicidade.

Compartilhar