Para continuarmos nossa conversa, pergunto: por que defini a encarnação como aventura? Seguindo o conselho que já dei em outras vezes quando nos deparamos com algum termo, vamos verificar no dicionário o que significa o vocábulo para compreendermos o que quero dizer.
AVENTURA – Empresa ou experiência arriscada. (MINI DICIONÁRIO AURÉLIO).
A encarnação é uma aventura para o espírito porque é um empreendimento com riscos.
Os riscos que a encarnação traz são decorrentes do fato de que se ligar a um ego simplesmente, não traz garantia de aprovação para o ser, não garante o recebimento do certificado de aprovação. Para que isso ocorra é preciso que ele obre, ou seja, responda corretamente as questões propostas.
A encarnação, então, é uma grande aventura para o espírito porque é um salto para o desconhecido e é também um empreendimento carregado de riscos, de oportunidades para falhar.
Isto precisa ficar bem claro para que os espíritos atualmente encarnados no planeta Terra obtenham sucesso nesta aventura. Eles precisam desempenhar determinados procedimentos durante a encarnação, ou ligação com o ego, para que possam alcançar nesta aventura o fim que esperam.
Para o espírito, portanto, a encarnação é uma aventura com riscos que podem torná-la não útil a ele. É uma aventura porque não existe a certeza de lograr sempre êxito, ou seja, sempre resultar em elevação espiritual.
Desta forma, começamos este trabalho falando da encarnação como a grande aventura do espírito e agora explicamos porque a consideramos com tal. Além disso, explicamos o que é encarnação.
Agora que acabamos de definir que esta aventura é um empreendimento com riscos para o espírito, vamos começar a entender estes riscos.