Participante: voltando a questão da meditação, particularmente acho um processo útil para aquietar-se, mas, como diz Joaquim, com o coração sinto que aquieto muito mais. Não havia pensado nisso dessa forma.
Veja, se você pratica a meditação como vista pelos humanos, faça; se não faz, não faça. A única coisa que aconselho é não se achar melhor por fazer ou pior, por não fazer. Cada um tem a sua vida, seu caminho, sua caminhada.
Elevação espiritual, na verdade, é aprender a viver. Aprender a viver o quê? A sua vida. Aprender a viver a vida como? Aprender a viver a vida que tem para viver.
Esse é o grande segredo da elevação espiritual. Digo que é um segredo porque ninguém vive a vida que tem para viver. Está sempre preso aos desejos que não existem na vida, querem sempre que ela seja diferente. Ao invés de viverem a vida que têm, ficam presos às vidas desativadas, imaginadas.
‘Eu queria tanto que aquela pessoa fosse diferente’… Mas, ela não é. De nada adianta ficar sonhando com a mudança dela, porque não vai acontecer. Você precisa aprender a conviver com aquela pessoa do jeito que é.
‘Ah, eu queria tanto fazer uma coisa’… Mas não fez. Não adianta nada viver preso ao desejo de fazer. O que é útil é aprender a viver com o não ter feito.
Esse é o grande segredo da elevação espiritual. Se cada um tem uma vida para viver e uma realidade que está vivenciando, o segredo da vida é aprender, nessa realidade, a Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Já cansei de dizer: se Deus lhe deu um limão, o chupe sem fazer cara feia. Não dá para fazer limonada porque Deus não tem nem água nem açúcar. Por isso, chupe o limão sem fazer cara feia. Essa é o trabalho da elevação espiritual.