Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Baixar arquivo

Participante: uma coisa que o senhor já disse é que devo deixar o outro ter a razão …

Quando falei isso usei a palavra razão no sentido de se achar certo: dar ao outro o direito de se achar certo. Agora estou falando no sentido de racionalidade. Você vai entender agora melhor o que estou dizendo.

Não adianta nada eu falar tudo isso, se você não entender uma coisa: a razão jamais lhe levará a um lugar onde tenha paz. Porque ela não pode fazer isso?

Participante: porque a função dela é gerar provas.

Sim, mas isso é muito filosófico. Eu quero prática …

A resposta está na pergunta 75a de O Livro dos Espíritos:

“Porque nem sempre é guia infalível a razão? Seria infalível se não fosse falseada pela má educação, pelo orgulho e pelo egoísmo” …

Não importa o que você pense, não importa a verdade que lhe venha a mente, não importa a ideia que forme sobre qualquer coisa, pois toda consciência que tem é fruto de uma má educação, de um orgulho e de uma vontade de ganhar. Sempre. Não importa o que você pense será fruto dessas três coisas. Por isso, vamos falar um pouco dessas coisas.

O que é uma razão mal educada?

Participante: porque é parcial?

Não.

Participante: porque age de acordo com o interesse individual?

Não.

Participante: porque ela é humana …

Perfeito. A razão é mal educada porque ela foi criada para você que está ligada a ela seja um humano.

A sua razão foi totalmente montada para que você, o espírito, submetendo-se ao que ela cria, se torne um ser humano. Só que não existe ser humano do bem. Ele só é bonzinho quando o bem é para ele mesmo. Quando lhe é conveniente ser …

O ser humano é egoísta por natureza. É hipócrita por natureza. O que ele quer sempre é dominar, conquistar, ter o poder. Mais do que ter o poder simplesmente por ele mesmo, o ser humano o quer para poder subjugar o próximo aos seus desejos.

Querem ver uma coisa. Quantas pessoas passam fome no mundo? Dois bilhões? Quantas pessoas existem no mundo? Sete bilhões? Então está sobrando gente! Há pessoas que podem ficar sem fazer nada. Se há cinco bilhões que podem ajudar e apenas dois que precisam ser ajudados, se cada um ajudasse apenas outro ser, haveria pessoas que não precisariam fazer nada.

Frente a esta lógica, pergunto: se está sobrando gente, porque até hoje não se acabou com a fome nesse planeta? Só há uma resposta: porque o ser humano, na verdade, não quer acabar com a fome. Quer que existam pessoas que tenham fome para que ele possa se autopromover na hora que auxilia o necessitado.

É isso que vocês precisam entender. A mente humana por ser hipócrita cria algumas situações para poder dizer que ela é santinha, boazinha e com isso ganhar a fama. Na realidade ela não quer resolver os problemas desse mundo, pois se quisesse, nem bastava tanto esforço assim …

A mente humana quer que os problemas continuem existindo, pois se isso não acontecer, como é que ela subjugará o próximo?

Participante: apesar de saber dessas coisas, o espírito continua reencarnando, porque precisa passar por algumas provações. Se eu, por exemplo, vim numa vida numa condição financeira privilegiada e em outra desprivilegiada, é porque preciso aprender algo.

Perfeito. Se vivessem a partir dessa lógica, teriam uma oportunidade de viver essa a existência em paz. Só que eu nunca vi ninguém dizer que é a reencarnação de um homem de rua, de um pobre coitado. Todos acreditam que são reencarnações de rainhas, de reis, príncipes, bispos. Já reparou isso?

Todos acham que em vidas passadas foram pessoas importantes. Ninguém foi o mendigo da porta do palácio. Só que já foram.

Participante: mesmo aqueles que hoje estão encarnados em uma situação de riqueza podem já ter passado por vidas como as que o senhor descreveu.

Sim.

Querem ver uma mostra da hipocrisia da mente?  Já viram algum ecologista que não more numa casa feita de cimento? Do morro que derrubaram para extrair o cimento para fazer aquela casa ele não fala, não é mesmo? Tem um discurso muito grande contra os ataques à natureza, mas, quando é para o benefício próprio, o ecologista silencia-se.

Já viram ecologista que não tenha ou ande de carro? Claro que não. Mas, o carro não contribui para a poluição do planeta que ele tanto combate? “Ah, o meu polui menos”, é o que eles dizem. Só que mesmo que seja pouco, ainda polui. Por isso, para ser lógico, ele deveria andar só a pé.

Veja como a mente vai criando histórias para manter o status humano do ser. Vocês precisam ver isso para se chocarem com as criações mentais. Só fazendo isso poderão libertarem-se da ideia de que são o bem. Enquanto acreditarem que são o bem, o certo, sempre haverá o mal.

Outra história que eu gosto de ouvir: precisamos acabar com a fome no mundo. Se o alimento que está disponível hoje não consegue sustentar a todos, é preciso plantar mais, não é? Mas, como fazer isso se as mesmas pessoas que se dizem defensoras dos sem alimento também são da natureza? Elas dizem que não se pode derrubar a natureza para se plantar. Onde elas esperam que se plante o suficiente para acabar com a fome? Na cabeça?

Se a população do mundo aumenta, a necessidade de alimentos cresce. Para isso é preciso plantar mais, mas onde fazer isso se não há terra disponível, a não ser as que estão cobertas pela natureza? Portanto, a lógica diz que é preciso derrubar as florestas para plantar. Quando isso acontece, essas pessoas se ofendem e chamam quem derruba de mau.

São essas histórias que vocês precisam prestar atenção para não participarem da eterna luta entre o bem e o mal. Tem outros dois exemplos de histórias que geram a ideia da existência do bem, que leva à necessária criação do mal, que dou há dezesseis anos: Dalai Lama e Gandhi.

Esses dois seres representam o bem nas mentes humanas. Dalai Lama é um ser elevado, já se libertou das coisas mundanas e por isso representa o bem. Só que ele ainda faz discursos e cria movimentos para que a China abandone o Tibet. Gandhi faz parte do bem porque foi um pacifista. No entanto, quem quer a paz não abre guerra, disputa, contra ninguém. Ele fez uma revolução, mesmo que com palavras, para a Inglaterra deixar a Índia. Para mim isso é uma guerra.

Não cito esses exemplos para depreciar Gandhi, Dalai Lama, as pessoas que lutam contra o fim da fome ou contra os ecologistas. Faço isso para que vocês entendam a hipocrisia presente na formação mental que gera o bem e o mal. Isso é importante de ser conhecido, pois enquanto tiver um Dalai Lama santo, terá um bandido. No caso, os chineses.

Enquanto achar que Gandhi foi um grande homem, símbolo do bem, achará aquele que promove a guerra com a mesma finalidade que o Mahatma é do mau. Expulsar os invasores de sua terra e conquistar a liberdade para o seu povo, é a mesma coisa que fazem os terroristas árabes, não é?

Compartilhar