Participante: como viver a felicidade incondicional?
Se você me conhecesse melhor, saberia a resposta que dou sempre a questões como essa. Como viver a felicidade incondicional? Sendo feliz.
A única forma de se viver a felicidade é ser feliz. Agora, como se é feliz? Essa poderia ser a sua pergunta seguinte. Vou responder com toda sinceridade, com toda clareza: o ego humano não sabe ser feliz.
Ele sabe ter prazer: ‘que bom, ganhei na loteria, passei na escola’. Isso é prazer, não felicidade. Isso ele sabe produzir, mas felicidade, não sabe.
Então, como ser feliz, se o ego não sabe produzir felicidade? Vou voltar ao que acabei de falar: silenciar a mente.
A elevação espiritual se caracteriza pelo silêncio da mente. Sendo assim, se o ego não consegue produzir felicidade, é preciso identificar as duas coisas que ele é capaz de produzir e silenciá-las. Quais são essas duas coisas? O sofrimento e o prazer.
Como ser feliz no dia-a-dia? Silenciando a dor proposta pelo ego, silenciando o prazer proposto pelo ego. Se ele propõe dor, no coração não a aceite. Mesmo que a razão esteja sofrendo, mantenha seu coração em paz. Se o ego propõe a exultação do prazer, não deixe o seu coração exultar-se.
Isso é o que chamo de equanimidade. Ela não acontece por uma criação: você passa a ser equânime. Sabe por quê? Porque você já é equânime. O estado natural do espírito é ser equânime.
Na sua consciência primária, o espírito é equânime. Ele perde a equanimidade quando dá voz às sensações que o ego cria. Quando acredita na dor e no prazer.
Então não se adquire equanimidade. Silencia-se a dor e o prazer para que ela surja. A mesma coisa a raiva e o amor material. Não se cria o amor universal: silencia-se a raiva e o material.
Esse é o trabalho o tempo inteiro: silenciar a mente. Por isso digo que tudo que estudamos até hoje sempre objetivou entender o que a mente cria para se compreender a necessidade de silenciá-la.
Portanto, como viver a felicidade no dia-a-dia? Vivendo como Buda ensina: com atenção plena ao seu mundo interno. Só assim é possível alcançar a consciência correta. Qual é a consciência correta? Aquela onde o coração está em paz.
É assim que se faz.