Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Pergunta 0001: … Causa Primária de todas as coisas. (O Livro dos Espíritos}

Segundo aspecto: se Deus é a origem de todas as coisas e se ao mesmo tempo é a Perfeição, a Realidade, a Verdade, não pode gerar uma mentira ou uma irrealidade. Portanto, se Deus é a origem de todas as coisas, tudo o que acontece é Real, Verdadeiro, Perfeito. É assim porque é a ação de Deus, porque o Senhor é a Causa Primária.

A partir desse raciocínio, temos que entender que o universo está equilibrado, pois ele é Verdadeiro na sua origem já que é a ação de Deus. O Senhor como Verdade não poderia dizer uma mentira, como Realidade não poderia criar uma ilusão.

São esses três aspectos que devemos realçar no ensinamento contido na resposta à primeira pergunta do Livro dos Espíritos:

– tudo é causado por Deus, sem controvérsias com relação a isso;

– Deus causa tudo e não uma parte;

– no universo não existe errado, feio, mentira, ilusão.

Participante: posso entender ilusão como ser parte de Deus, mas não consciente disso.

A ilusão não é ser parte de Deus, mas achar que é independente de Deus e tudo que advém dessa crença. A ilusão da humanidade que o ser assume ao encarnar é imaginar-se independente de Deus enquanto a Realidade é que ele é parte do Pai.

Participante: a minha verdade faz parte da Verdade Universal ou eu não tenho nenhuma verdade?

A sua verdade, seja qual for, é relativa porque só vale para você, o que quebra o caráter universalista dela. Além disso, cada um tem a consciência que ao longo da sua vida essas verdades já foram alteradas completamente sobre quase todos os aspectos. Isso fere a eternidade necessária para a verdade ser Absoluta.

Então, sim, a sua verdade é somente sua: é relativa. Agora, faz parte da Verdade do universo no momento que vem de Deus, mas isso não mais ocorre no momento que você a utiliza como realidade. Essa é a distinção.

No momento que parte de Deus, quando Ele a causa primariamente, a sua verdade é uma Realidade, mas restrita só a você. Ela é Real porque veio de Deus e esta fonte é a Verdade e não aquilo que você acha que é real.

Ela é verdadeira porque vem de Deus, mas o que afirma não é realidade, pois não espelha o que Deus sabe. Ela é o resultado do seu carma: uma verdade relativa que Deus dá de acordo com o seu carma.

Participante: ilusão é a minha percepção errada da Verdade?

Isso.

Ilusão é a sua percepção – não vou dizer errada, mas individualizada – individualizada sobre a Realidade. Isso é a ilusão: o que você acha, sabe, acredita. É ilusão porque é uma individualização da Realidade.

Participante: a origem é verdadeira, mas em geral nossa percepção é ilusória.

A origem é Verdadeira: Deus é a Realidade. Ele origina: isso é Verdade na sua verdade. Agora, o que a sua verdade transmite, ou seja, que você é homem, por exemplo, é uma ilusão. O espírito não tem sexo.

Então, quando você se acha homem, está iludido. Só que essa ilusão veio de Deus e por isso é Real. Essa Realidade, no entanto, está de acordo com as verdades individuais de cada um: achar que é o corpo que veste. Por isso ao ser utilizada pelo ser humanizado se transforma em ilusão.

Compartilhar