Enviar texto por Telegram
Participante: o que é felicidade?
Felicidade é quando você consegue viver em paz e harmonia.
Vou aproveitar a sua pergunta e definir agora a questão da felicidade, pois é importante para o tema que estamos conversando.
Disse que só quem consegue viver a vida quem vivencia a felicidade universal. Mas, o que é a felicidade universal? É um estado de espírito onde o ser alcança a paz e vive harmonizado com o mundo que o cerca.
Essa definição é bastante filosófica e por isso vou traduzi-la para a linguagem de vocês. Vive-se em felicidade quando se está numa boa, quando nada tira a sensação de bem estar.
Esse estado só pode ser conseguido se você estiver vivendo a vida. Vou provar o que estou dizendo. Mas, antes vamos compreender os dois elementos que compõem a felicidade que citei.
Disse que ser feliz é viver em paz. O que é ter paz? É não ter armas para guerrear.
Sei que para vocês a paz existe quando conseguem submeter o outro ao que querem, quando conseguem fazer com que o outro aceite suas verdades. Ou seja, para vocês a paz só pode ser alcançada quando um vence o outro.
Isso não é paz, mas sim domínio e submissão. O que é alcançado desta forma não permanece, pois quem é submetido um dia se revoltará. A paz só existe quando você não tem nada para atacar o outro. Por causa dessa ausência de armas, você consegue viver em paz com o próximo e consigo.
Voltando ao exemplo da tela do computador que estou usando, se para você à sua frente houver apenas uma tela, o que haverá para que entre em guerra com o outro, ou seja, em discordância com ele? Nada.
Todos que olharem para esse objeto dirão que é uma tela de computador e por isso não há elementos capazes de gerar uma discordância. Agora, se tiver uma tela bonita, esta beleza pode ser questionada, discordada? Claro que sim.
O que seria do amarelo se todos gostassem do verde? Cada ser humano é uma individualidade completamente diferente da outra e por isso gosta de coisas diferentes, acha bonito coisas diferentes.
É por isso que só quando tem paz, ou seja, quando não tem argumentos para atacar o outro consegue viver a vida. Mais: só quando vive a vida consegue chegar à paz. Quando vive a morte, algo além da realidade, jamais conseguirá a paz.
Este é o primeiro elemento da felicidade.
O segundo que elenquei como compondo a felicidade foi a harmonia. Vamos falar dela.
Harmonizar-se é estar de bem com o outro, é viver coletivamente sem discordância.
Será que se tiver uma tela de computador que acha bonita e alguém disser que é feia conseguirá ficar em harmonia com essa pessoa? Claro que não. Irá querer provar que a tela é bonita, que tem um padrão de beleza classificado como bonito e que o outro precisa achar isso também. Pronto, acabou a felicidade.
Portanto, só quando não tiver atributo nenhum para as coisas da vida é que será capaz de se harmonizar com o outro, pois não existirão motivos para haver discordância. Esse é o ponto principal.
Paz e harmonia: esses são os dois aspectos que os assassinos do ser atacam para que você não viva a felicidade. Usam artifícios para municiá-lo com armas que leve a vivenciar elementos que sejam capazes de gerar discordância entre você e o mundo e com isso acabam com a sua paz e harmonização.
Quando aceita os argumentos que utilizam, desarmonizado com o mundo, cheio de armas para lutar com todos, acredita que está vivo, só porque está respirando, quando na verdade está morto. .
Eis aí o ponto fundamental que não entenderam até hoje. Estar vivo não é apenas respirar. Estar vivo é ser participante do mundo em que está.
Vocês buscam qualidade de vida, mas o que buscam só os leva à morte. É preciso que estejam completamente dentro da realidade, pois só dentro dela podem ter uma vida com qualidade.
Afirmo isso porque acho que muito mais importante do que a saúde física está o bem-estar emocional. No entanto, é esse bem-estar que perdem justamente porque acreditam que respirar é viver. Aí passam mortos pela vida e não conseguem ser felizes.
Participante: e sobre as pessoas que conseguem realizar tudo que sonham? Já ouvi falar disso. Essas só vivem a ilusão?
Se ouvir uma pessoa dizer que conseguiu realizar tudo o que sonha, não converse mais com ela, pois é uma mentirosa Um ser pode até conseguir muitas coisas que almeja, mas nunca tudo.
Participante: o segredo da felicidade seria, então, respeitar a nossa individualidade e a do outro, ou seja, aceitar o outro como ele é?
Não.
O segredo da felicidade é viver a vida, pois só nela isso é possível. Para isso é preciso fugir dos assassinos.
Participante: no caso das palavras que têm significado diferentes, como separar a coisa do atributo?
É esse o trabalho que vamos realizar nessas conversas.
Tudo o que falaremos aqui tem como objetivo ensinar a separar a realidade com ‘r’ maiúsculo daquela que se escreve com letra minúscula, a realidade absoluta da relativa, que é o que você chama de atributo.
Participante: o senhor está falando do que nós almejamos, sonhamos? Está falando dos desejos, não?
Também, mas tem mais coisas do que isso que vamos falar.