Participante: então, o tempo e o espaço não existem no Universo Universal, somente dentro da nossa cabeça?
Estas são outras características: não existe tempo nem espaço.
Porque não há espaço dentro do Universo? Porque tudo é Universo. Se tudo é Universo, o Universo não ocupa o espaço. Porque não há tempo? Porque não existe passado nem futuro. O futuro é o presente que ainda não chegou; o passado é o presente que já passou. Só existe o presente.
Então, diria que o universo é composto de presentes que se sucedem, sem com isso determinar um tempo. Dá para você entender? Não!
Participante: esses termos de delimitação que possuímos, achar que tudo tem início e fim dando sequência a outras coisas, é intrínseco ao ego humano?
É criado por Deus no ego.
Intrínseco ao ego seria ele ter. Ele não tem. Deus cria.
Participante: então, no Universo não existe o ontem e nem o amanhã, certo?
Só existe o presente.
Participante: então quer dizer que estamos sempre parados. O movimento só está na imaginação do espírito. E quando estamos dormindo, o que acontece? Precisamos mesmo dormir?
Quando você está dormindo, está parado.
Não estou dizendo que o ser humano está parado. É o espírito que está parado.
Vocês estão pensando que tudo isso que estamos conversando é novo, mas é velho. Já estudamos. Lembro que alguém já me disse: ‘então, o espírito é uma almôndega pulsante?’. Sim, é, a única coisa que ele faz é pulsar.
Imagine o coração batendo. O espírito pulsa igual ao coração. Ele pode ser comparado a uma almôndega, porque é alguma coisa que você não sabe do que é feito.
O espírito não anda de um lugar para o outro. Nem o ser humano, nem o espírito se locomovem. Não há locomoção no universo, porque o universo não tem espaço.
Já falamos disso tudo, mas enquanto vocês vão perguntando de novo, continuo falando.