Enviar texto por Telegram
Participante: nesse momento as pessoas além de se levantarem, vão me dar um soco.
Não vão. Sabe por quê? Porque mostrou a solução para elas.
Participante: a solução que a humanidade não mostra, não é?
Sim.
A humanidade sempre fala da ação para resolver o problema. Para ela o sofrimento só se extingue se acabarmos com o problema. Só que na maioria das vezes somos incapazes de resolver os problemas. Aliás, se pudéssemos resolvê-los, não seriam problemas, não é mesmo?
Essa é a importância da oração da serenidade. Para se acabar com o sofrimento por causa de um problema é preciso ter a serenidade de saber que não podemos modificar o que está acontecendo.
Para se acabar com o sofrimento, é preciso ser inteligente a ponto de saber que a maioria das soluções para nossos problemas estão além do alcance da ação do ser humanizado.
Portanto, como se passa por um sofrimento sem sofrer? Primeiro, descobrindo a sua incapacidade de mudar aquilo que lhe faz sofrer.
Participante: ou seja, mudando o teor daquilo?
Não, descobrindo que é incapaz de mudar.
Quem tem síndrome do pânico vive querendo mudar, mas por mais que tente, demora muito para acontecer isso, se conseguir um dia. Além dessa demora, há o sofrimento por tê-la durante todo esse tempo.
Só que ao invés de agir eliminando o sofrimento, já que a doença não consegue, vive esperando um remédio ou um tratamento que acabe com a síndrome.
Participante: esperando que um milagre aconteça e que o sofrimento acabe sem que ele precise fazer nada.
Isso. E durante todo esse tempo fica sofrendo.