Pergunta 0923: O que para um é supérfluo não representará, para outro, o necessário, e respectivamente, de acordo com as posições respectivas? Sim, conforme às vossas ideias materiais, aos vossos preconceitos, à vossa ambição e às vossas ridículas extravagâncias, a que o futuro fará justiça, quando compreenderdes a verdade. Não há dúvida de que aquele que tinha cinquenta mil libras de renda, vendo-se reduzido a só ter dez mil, se considera muito desgraçado, por não mais poder fazer a mesma figura, conservar o que chama a sua posição, ter cavalos, lacaios, satisfazer a todas as paixões, etc. Acredita que lhe falta o necessário. Mas, francamente, achas que seja digno de lástima, quando ao seu lado muitos há, morrendo de fome e frio, sem um abrigo onde repousem a cabeça? O homem criterioso, a fim de ser feliz, olha sempre para baixo e não para cima, a não ser para elevar sua alma ao infinito. (715)
Ou seja, o que falamos na resposta anterior: o mínimo necessário para se viver a vida carnal com felicidade não se submete a quantidades, mas sim a forma como o ser humanizado se relaciona com o que tem.
Se você vive com o que tem dentro de uma harmonia, e não importa se é cinquenta ou dez mil, será feliz. Agora, se a ganância, o desejo e a paixão (‘ridículas extravagâncias’ no dizer do Espírito da Verdade) sobrepujar, não importa se você ganha um milhão: este valor não vai bastar e certamente sofrerá.
Então, esta é a máxima da felicidade na vida carnal: viva o que tem feliz por ter exatamente aquilo, pois tudo o que tem é exatamente o que precisa para ser feliz, de acordo com a Inteligência Suprema do Universo, Deus. Ou como disse Cristo: Deus dá a cada um segundo as suas obras…
O que você tem, portanto, é o seu justo merecimento de acordo com suas obras anteriores. Quer ter mais? Pare de desejar e obre para merecer ter mais…
Participante: Esse merecimento é criado a partir dessa vida ou adquirido em vidas passadas?
Não diria apenas de uma vida passada: ao longo das vidas passadas; ao longo da existência eterna do espírito.
Em outras palavras: é o carma.