Participante: é muita prova para pouco ser.
Não é não. É a justa medida que cada um, o que precisa. Deus dá a cruz que cada um pode carregar. Dá a cada um de acordo com sua prova. Se não fizer isso, não é Deus. Por isso afirmo que todos têm condição de vencer.
Outro dia me perguntaram se era capaz de promover a reforma íntima. Eu disse: com certeza. Todos são capazes. Garanto e assino embaixo.
Sabe por quê? Porque estão encarnados. Se não tivessem condição de superar suas tentações, não estaria encarnado.
Participante: mas, não tem gente que não vence suas provas?
Vencer ou não as suas provas é outra coisa. Eu não estou dizendo que todos vão vencer suas tentações, mas que todos têm condições de vencê-las.
Cada ser humanizado só veio para a carne porque achou que tinha condição e Deus ratificou isso. Senão não estaria na carne.
Assim sendo, todos se acharam aptos antes da encarnação e Deus também julgou que eram: esta é a conclusão óbvia para quem ouve os ensinamentos dos mestres.
Mas não são só os que estão encarnados que se consideram aptos a vencer suas provas: muitos no mundo espiritual se imaginam também preparados para enfrentar a jornada humana. Não podemos nos esquecer que existem dez espíritos fora da carne esperando o desencarne de um humanizado para poder ganhar uma oportunidade de encarnação. Esses também se consideram prontos para a jornada.
Estes estão passando por todo processo que os agora seres humanizados já passaram. Para poderem estar encarnados, os agora seres humanos, foram chamados pelos seus mentores para prepararem o livro da vida. Quando isto aconteceu disseram: graças a Deus.
Escreveram um grande número de provas com alto grau de complexidade a tal ponto que muitas tiveram que ser abortadas. Isso aconteceu porque os espíritos queriam mais do que os seus mentores, em nome de Deus, sabiam que eles não poderiam dar cabo.
Quando as duas partes (espíritos e mestres) chegaram a um mínimo de busca de realização espiritual a ser conquistado durante a vida carnal, o plano de vida foi encaminhado para Deus que o ratificou. Só aí eles puderam encarnar.
Participante: não, no meio do caminho trocaram meu livro.
Por isto tudo, é que afirmo: todos têm condições de passar por suas tentações sem sofrimento. No entanto, para que isso aconteça há a necessidade de determinação e de opção de um objetivo espiritual para a vida carnal que muitos não conseguem fazer depois de encarnado.
Agora, afirmar que por isso eles não têm condições de se desempenhar de suas provações, seria acusar Deus e aos mentores de irresponsáveis. Todos têm condições de realizar a sua reforma íntima, senão não estariam na carne.
Participante: essa questão que o senhor falou, que existem dez espíritos para cada encarnado, aguardando o momento de vir ao mundo carnal, faz parte da prova também?
Faz parte da prova: saber esperar a sua hora de vir.
Aqueles que são agoniados para entrar na vida carnal não o fazem tão rapidamente porque não passaram na primeira prova que é aguardar o momento que Deus julgue que ele está pronto para começar a provação.