Participante: é difícil para nós silenciar a mente porque acreditamos que estamos cada minuto mais próximo da morte e com isso não teremos tempo para fazer tudo que o ego quer fazer. Como ficar sem pensar, como perder tempo sem fazer nada, se temos tão pouco tempo antes de morrer? É o ego não querendo perder nunca.
Começo lembrando: silenciar a mente não é fazê-la deixar de falar. É não dar voz a ela, não acreditar nela. É não aceitar o que ela impõe.
Segundo ponto. Claro, o ego cobra realizações materiais, mas você, como espiritualista, sabe que esse é um mundo espiritual e não material. Um mundo onde se busque realizações espirituais, não materiais. A única realização espiritual dessa vida consiste em silenciar o ego.
Portanto, o objetivo da vida é aprender a silenciar o ego. É alcançar a mansidão interna.
Não pense você que quando Cristo falava contra os professores da lei a mente dele não estava em ebulição, que seus gestos não estavam em ebulição. As mãos do mestre não ficavam arriadas, largadas quando falava: ai de vocês professores da lei, hipócritas. O seu tom de voz era acusatório, as suas mãos moviam-se em gestos fortes. Agora, internamente, no coração, a mansidão existia.
Essa, então, é a única realização que você tem para fazer. Quando acredita nas outras realizações que o ego cria, dá voz a ele, dá valor ao que a mente fala. Por isso afirmo que no momento que ele sugere alguma busca material, é mais um momento de trabalho de realização espiritual. Quando ele disser que você vai morrer, que tem que correr, tem que realizar coisas, internamente deve estar ocupado com a realização espiritual.