Só que na verdade o que acabamos de falar não é uma transmutação, mas sim resposta ao carma. Falo assim porque realizar esse trabalho não elimina o carma: gera um novo.
Está achando estranho? É porque não sabe realmente o que é carma. Carma é sempre a reação a uma ação, sem levar em consideração a questão de ser positivo ou negativo.
A ideia comum é que todo carma é negativo, uma pena, um castigo. Isso é falso. Carma é a justa reação a uma ação.
Como a sua ação na relação com o carma contém uma reação, não importa qual seja, ela gera um novo carma. Por isso não posso dizer que o superou. Entenda: ao responder o carma de hoje gera um novo carma.
Respondendo ao carma de hoje de uma forma, como vocês chamam, positiva, em paz e harmonia com o acontecimento, terão um novo carma dito positivo. Esse o budista chama de Dharma, mas na verdade, é somente um carma. Agora, respondendo com sofrimento, negativamente, gerarão um novo carma considerado por vocês como negativo.
Participante: e o que se pode esperar como retorno por essa passagem tranquila do carma? Algumas pessoas acham que você vai ganhar alguma coisa, de uma certa forma, positiva…
Nessa vida não vai ganhar nada, pois, como já vimos, ela está escrita desde antes da encarnação. Agora, se fosse espírita diria que quem vive o carma em paz e harmonia ganha “bônus hora”.
Toda recompensa pelo trabalho espiritual é na outra vida. Pelo menos é o que ensina o Espírito da Verdade.
Participante: está falando de elevação espiritual?
Reino do Céu. O benefício seria concedido durante a vivência no Reino do Céu e de acordo com o que é importante para lá e não para aqui.
Participante: e quem não acredita mais em carma, em dharma, ação, reação, em nada disso. Acredita simplesmente em ficar, ou tentar ficar presente em uma presença, consciente de uma presença.
Se acredita em estar consciente em uma presença, esse é o seu carma, acreditando ou não na ação e reação. Por isso, esteja consciente nessa presença de uma forma equânime.
Participante: aliás ouvi dizer que o carma não é nada do que nós humanos pensamos ou imaginamos. Sem o carma o Universo não existiria, não existiria função nenhuma. Não seria nem positivo, nem negativo. Nada…
Sem o carma não existiria o momento seguinte.
O carma não é negativo nem positivo. Se percebeu, quando me referi à positividade do carma disse ‘que chamam de positivo, que chamam de negativo’. Usamos o exemplo da doença e falamos nela como negativa, mas para uma pessoa, por exemplo, que gosta de sofrer, que precisa assumir o papel de vítima, ficar doente é algo positivo.
Um carma não é positivo nem negativo. É a sua razão que cria a ideia de que é negativo ou positivo. O carma é simplesmente o momento subsequente a esse. Mais nada …
Por isso, não importa no que acredita: esteja em paz consigo e com o outro o tempo inteiro. Só isso.