Como falei no item ‘A criação da realidade’, o ego gera realidades através de dois processos. O primeiro, que vou chamar de técnico, é o que vimos até agora: a característica de dar forma à energia universal. No entanto, ele também possui a capacidade de criar verdades ilusórias emocionais. Este é o segundo processo ao qual me referi.
O que quer dizer isso? O que quer dizer gerar verdades ilusórias emocionais? Vamos ver esse ponto agora.
O ego possui a capacidade de gerar sensações através de uma programação própria. Essas sensações ou emoções são anexada às imagens que foram criadas através da decodificação da matéria universal em formas. Assim, a personalidade temporária cria a realidade que o ser vivencia durante a sua grande aventura. Vou dar exemplos do que estou dizendo para ficar mais claro…
Você ilusoriamente acha que está num carro e que este está andando. Na verdade nada disso é real. Isso é maya, é uma realidade ilusória criada pelo ego. Na verdade, você, espírito, está vivenciando um programa que cria a ideia ilusória de que está num carro e que este está se movimentando em alta velocidade.
Quem cria esta ideia é a parte do funcionamento do ego que já vimos: o processo técnico. Além dessa parte, existe o processo emocional. Os egos humanos, neste momento, estão programados para criar a sensação de medo, de nervosismo ou ainda a sensação de confiança, de tranquilidade e outros a indiferença. É desta forma emocional de se vivenciar as formas criadas que estou falando agora.
Os egos possuem a capacidade de gerar realidades ilusórias através de formas, mas também geram sensações pré-determinadas de acordo com as provações dos espíritos. Na verdade ele não cria a ideia do carro correndo e você, o espírito, se sente nervoso: tudo que pertence à realidade humana é criação da consciência temporária que gera as provações do ser.
Trazendo esta visão para o dia a dia do ser humano pergunto: você fica nervoso com alguém ou alguma coisa? Você fica chateado ou preocupado nessa vida? Não. O que está acontecendo neste momento? Existe um ego que através de uma codificação pré-programada o insufla a sentir-se nervoso, chateado ou achar que está com medo.
Isso nos leva à uma compreensão importante para a grande aventura do espírito: você pode vencer o medo, pois ele não é seu. Você pode vencê-lo se reagir com confiança à sensação de medo. Para isso pode usar, por exemplo, a fé como instrumento para o combate à sensação de medo.
Portanto, no ego existe uma programação que gera, a partir da percepção do fluído cósmico universal, as formas, mas também existe a programação que cria as sensações com as quais o ser humanizado convive diuturnamente. Com estas duas criações, a personalidade transitória à qual o espírito se liga para viver a encarnação cria a realidade ilusória que serve para as provações do ser.