Baixar arquivo

Isso quer dizer que o ser humanizado não aceita perder nem em disputa de cuspe à distância.

Tudo que lhe vem à mente é gerado pela razão criando uma ideia de competição. Não importa qual seja o assunto: tudo o que a mente cria, o pensamento traz embutido em si a ideia de que existe uma disputa por alguma coisa e que você precisa vencer.

Se o seu vizinho coloca uma música em alto volume, mesmo que goste dela, você logo coloca na sua casa outra tocando mais alto. Isso porque precisa ganhar do outro, levar vantagem. Não pode deixar que o outro tenha qualquer vantagem. A mente está sempre gerando competição, o dia inteiro, todos os momentos da vida. 

Hoje aqui uma pessoa veio me falar sobre o trabalho dessa casa. Disse que estava aumentando o número de pessoas que estão vindo, falou da quantidade de trabalho com obsessores e outras coisas. A cada coisa que me dizia, eu respondia: está certo é assim mesmo. No final, não tendo mais do que reclamar, ela em disse: ‘mas, é muito trabalho’.

Ora, vocês não veem aqui para trabalhar? Não saem de sua casa para executar um trabalho espiritual em prol do outro? Então, ter muito trabalho deveria ser recebido com festa, não? Não, pois isso a mente entende como uma perda. Ela acha que deveria vir aqui, mas que não precisaria vir ninguém, pois assim teria o prazer sem trabalho.

É assim que a razão humana funciona. Se você não combate isso, será levado pela eterna luta do bem contra o mal e nem perceberá. Se não abre o olho para as criações da sua mente, viverá como todo ser humano vive. Por isso, jamais conseguirá se conciliar com os outros.

Compartilhar