E também para que saibam como são ricas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos. Esse poder é o mesmo que Deus mostrou com força extraordinária quando ressuscitou Cristo e o colocou ao seu lado direito no mundo celestial. Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes. Ele está acima de todas as autoridades que existem neste mundo e no mundo que há de vir. (Capítulo 1 – versículos 18 a 21)
Quero deixar bem claro algo que Paulo já falou em outras cartas que estudamos: Cristo reina sobre tudo, menos sobre Deus. Crendo nisso, precisamos compreender que Cristo reina sobre todas as coisas deste mundo, do planeta, mas não sobre as do universo. O seu reinado, no entanto, não é exercido por livre e espontânea vontade, mas subordinando-se às determinações de Deus.
Este texto também deixa muito claro que se Cristo está acima de todas as autoridades. Está acima dos padres, dos bispos, dos médiuns, do governador, do presidente da República. Por isso, estes nada podem fazer que não tenha origem na ação de Cristo.
Tudo que existe é governado por Cristo. Tudo que existe neste planeta é governado pelo ser universal chamado de Cristo e ele faz as coisas acontecerem. Volto a repetir: não por livre espontânea vontade, mas seguindo o direcionamento que Deus dá, Cristo faz as coisas acontecerem.