Enviar texto por Telegram
Participante: Joaquim, tenho um colega tomado de profunda depressão e tristeza. Ele é inteligente. O que se passa no processo de depressão?
A mesma coisa que se passa no processo de exaltação.
Depressão, exaltação ou até a anormalidade, na verdade são sensações criadas pelo ego. Por isso não podem ser resolvidas pela razão humana.
Deixe-me dizer uma coisa. Do jeito que falou – e não é só você que pensa assim, mas a maioria dos seres humanizados – constato que acredita que quem está em depressão pode sair dela sozinha, através de um processo racional. Acredita que aquela pessoa depressiva tem condições de racionalmente se libertar da doença.
É o que você acabou de me dizer de uma pessoa, quando afirmou que ele é inteligente. Para mim essa informação soou como: ele deveria se conscientizar que está em depressão, lutar racionalmente contra as ideias depressivas e com isso acabar com a doença. Desculpa, mas não é assim que a banda toca, não é assim que acontece.
A pessoa em depressão possui uma lógica depressiva. Por isso, quanto mais inteligente, mais depressiva fica. Isso porque a lógica do ego desse ser humanizado é depressiva.
Não sei se estou conseguindo me fazer entender. Você tem uma lógica diferente da dele. A dele é depressiva, a sua não. Dentro da sua lógica, você acha que ele tem que lutar para sair da situação em que está, mas isso é impossível, porque toda lógica dele fundamenta-se nos argumentos depressivos. Então, por mais inteligente que ele seja, não consegue ter um raciocínio que o impulsione a sair daquele estado.
Aliás, ninguém sai de uma depressão, pois isso é um estado de espírito racional criado pelo ego. Sendo assim, só Deus pode mudar a razão do ser e acabar com aquele estado de espírito. Se isso acontecer, não houve mudança, ninguém conseguiu mudar nada: Deus começou a emanar outra coisa como razão para aquele ser.
Há uma parte de O Livro dos Espíritos que tem uma informação sobre como se processa a Causa Primária. Lá é dito que é através do faça-se de Deus. O Senhor diz faça-se e a coisa se faz. Se isso é verdade, a coisa não é feita; se faz.
Portanto, como se sai de uma depressão? Quando Deus der um faça-se diferente do depressivo. Nesse momento, a depressão acaba, ninguém se liberta dela. Tudo que você leva ao consciente é ego e tudo que é razão é Deus, é criação de Deus.
Agora posso responder. O que o seu amigo precisa fazer? Manter-se equânime, tranquilo no coração, mesmo estando em depressão: estou, e daí? Fazer isso não de uma forma racional, mas por dentro. E quanto a você, o que tenho a dizer? A mesma coisa: ‘meu amigo está depressivo? Está certo? Está. Se eu praticar atos de ajuda, se fizer alguma coisa nesse sentido, fiz; se não fizer, não fiz.’.
Saiba que a situação dele é uma prova para ele, mas também para você.