Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Baixar arquivo

Portanto, é preciso viver atento às produções mentais e expor a célula cancerígena para o espírito.

A razão humana é uma célula cancerígena para o espírito. O que é um câncer? É uma célula doente que trabalha ao contrário das outras. A razão humana faz isso quando o prende ao materialismo e por conseguinte lhe leva a afastar-se de Deus.

Por isso digo que ela é como um câncer para aquele que quer aproveitar a encarnação e fazer o trabalho para a elevação espiritual. Se não vive os acontecimentos da vida a partir dessa realidade, continuará cancerígeno e terá que renascer, novamente contaminar-se com esse câncer, para ver se consegue eliminá-lo.

Com isso, as gerações vão passando e vocês encarnando e reencarnando e não andam um milímetro para frente.

 Participante: o senhor falou que todo ser humano é egoísta porque o espírito precisa para a sua provação. Mas, de onde começou essa necessidade?

Em O Livro dos Espíritos é dito que todo espírito nasce puro e ignorante. Por isso posso dizer que você já é simples. Só que a partir de determinado momento começa a testar a sua simplicidade e acaba se sujando.

Por isso precisa se limpar. Só que quando tenta fazer isso acaba se sujando mais. Por isso tem que se limpar novamente, quando se sujou outra vez. Vai dentro desse círculo vicioso até que um dia cai na real e para de se sujar.

Agora, como você adquire a mente humana? Deixe-me só lhe dizer uma coisa: encarnar não é morar num corpo, mas ligar-se a uma consciência. A consciência no nível que vocês estão chama-se humana. Em outros mundos existem outros tipos de consciência, mas vocês ainda não estão pronto para ligarem-se a elas.

Portanto, você adquire a consciência porque encarna dentro do seu nível de elevação. E ela é o instrumento perfeito para você fazer o trabalho necessário para não precisar ligar-se a outra.

Participante: dentro do que o senhor falou posso compreender que o ato de se sujar é ruim?

Não.

Não existe bom ou mau, certo ou errado. Por isso o ato de sujar não ruim. O que posso falar sobre ele é que o leva a afastar-se de Deus. Se isso é bom ou ruim, você é quem decide. Deixe-me tentar colocar uma coisa para ficar mais claro.

Se você pega duas energias em voltagens diferentes, o que acontece? Elas se repelem. Quando elas são iguais, se juntam, mas quando são diferentes, se afastam. Sendo assim, quando você não está vibrando na mesma voltagem de Deus, afasta-se Dele.

Deixe-me lhe fazer uma pergunta: qual o objetivo final da encarnação?

Veja que pergunta difícil. Vocês são espiritualistas, dizem que acreditam serem espíritos que encarnaram para provar que querem buscar a Deus. Aí pergunto qual o objetivo final da encarnação e ninguém sabe …

A resposta para isso encontramos no final do livro Apocalipse da Bíblia: ‘tudo está pronto, eu e Deus somos um’. O objetivo final da encarnação é tornar-se um com Deus. Como pode fazer isso, se é diferente Dele e não aceita se mudar para o que Ele é e espera que Ele se mude para o que você é? Vivendo assim, você não consegue entrar em unidade. Por isso lhe digo que precisa tornar-se igual a Ele.

Outra coisa que você precisa ter em mente é um ensinamento do apóstolo Paulo. Ele diz: o ser humano é o inimigo de Deus. Diz mais: a lógica humana é contrária à de Deus. Apesar disso, aqueles que acreditam em Paulo ainda continuam fundamentando a sua vida pela lógica humana.

Participante: mas, até a lógica humana é uma criação de Deus.

Sim, ela é uma criação de Deus. Para que Ele a cria? Como tentação, para que o espírito encarnado possa dizer que essa lógica é a do homem e por isso ele prefere não segui-la.

O problema é que vocês quando optam pela razão humana negam a sua realidade espiritual e por isso continuam optando pela razão humana. Por isso não compreendem as coisas. Aliás, como ensina Cristo no Evangelho de Tomé: quando você se reconhecer como filho de Deus, tudo lhe será revelado. Por causa da lógica humana, Deus para vocês está preso no céu e tomara que não venha para cá perturbá-los, não é mesmo?

Aliás, já que estamos falando de ensinamentos de Cristo, será que esse mestre falou da necessidade de se libertar da razão humana? Qual a passagem? ‘Se seu olho lhe faz pecar, arranque-o, pois é melhor você ir para o céu com um olho do que para o inferno com os dois’.

O que é o seu olho nessa parábola? De onde surge o amassado da roupa dos outros que não deveria ter? Dos seus olhos. Se você vê o amassado, arranque o seu olho: pare de ver a roupa dele desse modo.

Portanto, Cristo ensinou sim: abandone a sua razão, arranque seu olho. O olho aqui, na verdade, deve ser entendido como a compreensão que vocês têm sobre o que estão vendo. É ela que precisam arrancar.

Participante: ele fala isso por causa do julgamento que fazemos da matéria.

É pior do que julgar a matéria. Se vocês apenas a julgassem não haveria problema. O problema é que vocês nem julgam, apenas acusam os outros. Quem julga ainda daria ao outro o direito de se defender, mas vocês não fazem isso. Acusam direto e além disso, se enobrecem para mostrar o quanto são bons e os outros maus. É o pavão que já falamos …

Participante: não é bem assim …

Como é mesmo que vocês falam? “Eu não colocaria uma roupa daquele jeito de forma alguma”. Não é exatamente o que estou falando?

Portanto, o desamor vem de achar o outro errado e também do fato de se achar melhor do que o próximo. Para quem faz isso, há mais um ensinamento de Cristo que quero lembrar: o primeiro no reino da Terra será o último no reino do céu. Apesar disso, ninguém quer abrir mão da suposta superioridade nesse mundo para poder ser superior no outro.

É para que encontrem sucesso no retorno à pátria espiritual que lhes digo para começarem a trabalhar em si mesmos o fim do bem e do mal. Para fazerem isso precisam entender que a razão humana jamais servirá como parâmetro para viver uma vida santa, uma encarnação que sirva para a elevação espiritual.

A razão humana, por causa da má educação, da vaidade e do egoísmo humano, jamais os deixará viver uma vida que sirva como caminho para a aproximação de Deus. Jamais lhes deixará entrarem em unidade com o Pai. Continuarão exigindo que Deus e o universo se mude para aquilo que acham certo. Por isso, não acredite no que a mente fala.

Compartilhar