Participante: esse internamente é onde? É no ego?

Sobre esse internamente, só posso dizer uma coisa: não é externamente.

Vocês não têm condição de entender o mundo interno. Não sabem o que é, como se processa, etc. Por isso, só posso responder que não é no externo.

O que posso dizer é que essa felicidade e paz interior não se expressa através de um sorriso nos lábios. O eliminar o sofrimento interno não acarreta um sorriso no rosto. A felicidade interior apenas lhe leva a não sofrer porque está sofrendo, ou seja, externamente pode até haver lágrimas nos seus olhos, mas internamente está em paz com o seu sofrimento.

Acabei de dizer que vocês sofrem seguidamente o mesmo sofrimento. Na verdade o que acontece é que sofrem em um momento e no seguinte sofrem não mais pelo que aconteceu, mas porque estão sofrendo. Na hora que no momento seguinte conseguem se libertar daquilo que causa o sofrimento, os rostos continuarão sofrendo, mas internamente a postura será: ‘estou sofrendo? Estou. E daí, o que posso fazer para não sofrer’? Nesse momento continuam sofrendo no exterior, mas não mais no interior.

Há um problema para compreender o que estou dizendo, pois para os humanos o que não é certo é errado. Isso é falso. Há coisa que não são certas, mas também não são erradas. Por isso afirmo que deixar de sofrer não é ser feliz, mas apenas não sofrer.

Participante: aceitar o sofrimento.

Não, não é isso. É aceitar o sofrimento sem estar contra ele, sem querer que ele deixe de existir. Isso é diferente de aceitar.

Aceitar é um ato de prazer: ‘que bom que estou sofrendo’. Não é isso que estou falando. O que estou dizendo é que vocês devem aceitar sem sofrer o sofrimento quando ele vier.

Compartilhar