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0133a – Mas, então, de que serve aos Espíritos terem seguido o caminho do bem, se isso não os isenta dos sofrimentos da vida corporal? Chegam mais depressa ao fim. Demais, as aflições da vida são muitas vezes a consequência da imperfeição do Espírito. Quanto menos imperfeições, tanto menos tormentos. Aquele que não é invejoso, nem ciumento, nem avaro, nem ambicioso, não sofrerá as torturas que se originam desses defeitos.

Nesta afirmação do Espírito da Verdade há dois ensinamentos. O primeiro: chegam mais depressa ao fim.
Você passa por provas para chegar a um fim. Que fim é esse? Alcançar os objetivos da encarnação.
Vamos dar um exemplo. Hoje os espíritos encarnam na Terra para provas e expiações, ou seja, para provar a si mesmo a fé, provar a capacidade de louvar a Deus ao colher os frutos daquilo que plantou. Sendo assim, quando conseguem provar a si mesmo que têm fé ao colher todos os seus frutos, encerram um período na sua existência espiritual.
Por isso para de encarnar em mundos de provas e expiação e pode, então, encarnar em outro mundo, o de regeneração, que é aquele no qual, além de provar, terá que mudar-se completamente. Ou seja, não vai mais nascer como ser humano e ter que provar nada: nascerá com a consciência ser espírito e terá que regenerar-se. Nascerá com a consciência de ser um espírito ao invés de imaginar-se como um ser humano.
É isso que Krishna chama de sair da roda do sansara ou sair da roda das encarnações. Isto acontece quando o espírito deixa de encarnar num mundo composto por um objetivo específico. Mas, quando isso acontece, ele vai encarnar em outro mundo (ou sentido de encarnações) onde existe outro objetivo.
Isto é o que está sendo dito acima. Mas, Kardec, que compreendeu isso, pergunta: é preciso, então, passar por sofrimentos para poder libertar-se de uma sansara? Ouçam bem a resposta do Espírito da Verdade: ‘quanto menos imperfeições, tanto menos tormentos. Aquele que não é invejoso, nem ciumento, nem avaro, nem ambicioso, não sofrerá as torturas que se originam desses defeitos’.
Vamos dar um exemplo para entendermos o que está sendo dito: roubaram o seu carro. Isso é um motivo de sofrimento? Será se você for avaro, possuidor, individualista, egoísta. Agora, aquele que nem está aí para o carro, não sofre. Ele diz: ‘ah, se Deus roubou esse, eu compro outro ali na frente’. Ele não sofre a perda.
Por isso venho dizendo há muito tempo: o sofrimento não está no acontecimento, mas trata-se de uma reação que cada espírito tem a eles. O ser que se eleva, que abandona o seu individualismo, não vai colher sofrimento numa situação destas, pois viverá no universalismo.
Portanto, quando se fala em sofrimentos da vida, temos que levar em conta que sentir-se sofredor é uma questão de opção, ou melhor, de elevação espiritual. Quem entende que os acontecimentos da vida são provas onde o espírito pode escolher sofrer ou não, não sofre.
Sendo assim, não podemos dizer que as situações da vida são sofredoras. As situações são provas onde o espírito pode escolher entre manter-se em paz e vivenciar o amor de Deus ou escolher sofrer. Pode manter-se na felicidade, na harmonia e na paz ou se perder no individualismo e gerar o sofrimento.
Participante: a alma não está para sempre ligada a essa Terra obscura. Depois de ter adquirido as qualidades necessárias a deixa e vai para mundos mais elevados. Percorre os cantos do espaço semeado de esferas e de sois.
Isso é verdade, mas depende do grau de elevação de cada ser. O espírito não vai onde não se sinta bem. Ele só frequenta lugares onde estejam os seus iguais.
Participante: as condições dos espíritos na vida de além túmulo, sua elevação e sua felicidade, dependem da respectiva faculdade de sentir e de perceber que é sempre proporcional ao seu grau evolutivo.
Perfeito. Só tenho uma consideração a fazer: não é só no além túmulo; na vida carnal também.
A sua faculdade de ser feliz e a sua percepção, ou seja, o que você acha que está acontecendo depende só de você, não do acontecimento. Portanto, não é só na vida fora da carne: na vida carnal você também tem essa faculdade.
Aliás, o espírito é o mesmo sempre, estando na carne ou fora dela. Alma, espírito é uma diferença só de palavras. Não existe diferença de status espiritual entre um espírito e uma alma…

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