Enviar texto por Telegram
Para aqueles que estão se propondo praticar a inteligência emocional, quero dizer uma coisa: encontrarão inimigos internos. Encontrarão coisas no seu mundo interior que dificultará ou tornará impossível se realizar a mudança da vivência emocional de uma situação. Quais são esses inimigos? Todas as outras pessoas, a humanidade. Todo o sistema humano de vida.
Foi o que me disseram: o problema é o mundo lá fora. Sim, o mundo lhe cobrará essa sua mudança. Sabe porque isso? Porque eles não conseguem se mudar … Mais: porque não querem se mudar, pois se assim fizerem, na visão deles, perderão alguma coisa.
Esse é o primeiro detalhe que quero falar agora: você não pode contar com a boa vontade de ninguém para lhe ajudar na busca da felicidade. Ninguém está disposto a ter a boa vontade com você. Lhe cobrarão, exigirão que siga o sistema, ou seja, que sofra quando todos os outros sofrem.
Se você insistir em abrir mão da visão de determinadas coisas, pode ter certeza que as pessoas lhe chamarão de banana, de pateta, de otário, de frio porque não sofre quando deveria. Tenham a certeza de que essa é a forma que o mundo lhe tratará. Jamais esperem porque estão vivendo de um jeito diferente que a humanidade lhe aplauda.
Eis aí, então, o primeiro detalhe: é preciso se conscientizar de que a vivência com inteligência emocional é uma luta de você contra si mesmo e sem ninguém para lhe ajudar ou apoiar. A não ser, é claro, as pessoas que possuem a mesma linha de pensamento, ou seja, aquelas que sejam afim com a busca da inteligência emocional. Por isso estamos há anos batendo na tecla de pertencer a uma comunidade onde as pessoas possuam afinidade com o que você busca e possa lhe auxiliar na hora que estiver perdendo para si mesmo.
Só que além desses inimigos, há outros: os internos. Quais são os seus inimigos internos à inteligência emocional?
Participante: o ego …
O ego é, digamos assim, o instrumento do qual os seus inimigos se utilizam. É por onde eles lhe atacam.
Os seus inimigos internos são: posse, paixões e desejos.
São seus inimigos porque lhes cegam. Cegam em que sentido? No sentido de não conseguirem ver a sua incapacidade de mudar a situação.