Porque quem busca precisa ter as ousadias que já falamos até aqui? Porque quem está buscando a elevação espiritual deveria buscar servir a Deus acima de todas as coisas. Deveria estar ocupado em servi-Lo. Quem não tem essas ousadias que falamos, mesmo que diga está buscando a elevação espiritual, na verdade está buscando o prazer material, o serviço ao mundo.

Como Cristo também ensinou:

Um escravo não pode servir dois donos ao mesmo tempo, pois detestará um e gostará do outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro. (Mateus, 6, 24)

Portanto, dizendo-se buscador de Deus, em processo de reforma íntima para alcançar a elevação espiritual deve ousar servir a Deus e não à matéria. Será que aqueles que não se ocupam com esse serviço estão seriamente buscando a unidade com o Todo?

É, a característica principal da elevação espiritual é a ousadia. Todos que se envolvem com essa questão devem ser ousados, mas principalmente aqueles que assumem a posição de guru (guia espiritual de qualquer religião) precisam ousar. Precisam ousar ir além do que pregam as doutrinas religiosas, se elas estiverem à serviço do bem material. Para isso precisam se lembrar que estão a serviço de Deus e não da humanidade que os seres encarnados vivem.

É preciso ousar chegar aqui e orientar de forma completamente diferente de tudo o que você ouviu até hoje em matéria de elevação espiritual. Sabe por quê? Porque o que você ouviu até hoje não resolveu: não lhe levou a servir a Deus, mas manteve preso à busca do bem material.

Que vantagem levam os padres e pastores se ainda prometem orar a Deus pela sua saúde material ou pelo fim do seu desemprego? Até um pagão faz isto! ‘Acalmem-se tudo vai dar certo. Você vai sair desta e conseguirá aquilo que quer’. Tal orientação leva ao serviço a Deus ou a busca da satisfação material?

Que vantagem levam os palestrantes dos centros espíritas e os gurus hindus se ainda prometem uma vida carnal próspera? Até os pagãos fazem isto! “Tenha fé, tudo se resolverá e você voltará a ter tudo o que quer”.

Se eu, como guia espiritual, venho aqui e ensino que devemos a amar a Deus sobre todas as coisas, que vantagem teria se não lhes ensinasse a ousar viver diferente do padrão humano? Se transmitisse a esperança de que seus sonhos e desejos se realizarão, que faria eu de diferente: Qualquer escritor de auto ajuda promete isso.

De nada adiantaria reuni-los para ensinar a amar a Deus se ainda colocasse esse amor subordinado às verdades humanas, ou seja, servindo à matéria. Por isso preciso ensiná-los a ousar não depender da matéria para ser feliz.

Para fazer isso eu preciso ousar ir contra aquilo que esperam, pois o padrão humano é que os guias espirituais se colocam à disposição da satisfação do prazer humano, ou seja, dão esperanças de felicidade material em troca do amor a Deus. Eu não falo desta felicidade, mas de outra que está além daquilo que vocês conhecem. E para alcançá-la, ensino que é preciso ousar abandonar a busca do prazer como fonte de felicidade.

Compartilhar