Mas tem mais, tem outra coisa importante no Universo que hoje vocês precisam prestar muita atenção. O que seria?
Disse que no universo não há espaços, por isso não há áreas determinadas. Se não há áreas determinadas, existe algo que para vocês é real, mas não existe. O que seria? Eu e você.
No Universo não existe eu e você, você e o outro, porque tudo é uno, tudo existe em unicidade.
Uma observação: o que estou falando não vale só para o ser humano. É válido para o Universo espiritual também. Portanto, não existem espíritos; só existe o Universo.
Por saber disso o espírito que está no Universo Universal, não vive com a consciência da existência dele e de outro. Vive o universo que é ele mesmo.
Participante: é ele, não está nele.
É isso mesmo, é ele.
Isso porque quando falo que tudo que existe no Universo está em unidade e forma o Universo, vocês formam a imagem dele ser como um monte de caquinho colado para formar uma coisa. Não é, o Universo é uma única coisa.
Em O Livro dos Espíritos há uma pergunta interessante: o espírito perde a sua individualidade? O Espírito da Verdade responde que não, ele não perde sua individualidade.
Isso é real, o espírito não perde a sua individualidade. Só que essa individualidade não é um eu, mas um nós. É um nós que é um eu. Não um nós formado pela soma de todos, mas o nós que é eu.
É isso que Buda chama de interdependência. Todas as coisas do universo se interdependem. Porque esse motivo, tudo está unido.
Quando você alcança a consciência do Universo Universal deixa de pensar em eu, mesmo como espírito.
Gosto de ler aquelas histórias dos anciões, dos espíritos anciões, que andam pelos cosmos. Um espírito que alcance o grau de entendimento do Universo Universal que o leve a ser comparado a um ancião, para de viver o eu. Ele é o nós, ele é o Universo. Por isso não vai ficar andando pelo cosmos.
Sei que isso é meio complicado para vocês entenderem, pois não concebem o nós sendo o eu, mas isso é o Universo Universal. Por isso saibam que quando um espírito ainda se acha um espírito, ainda não está universalizado. Isso porque no universo só há uma coisa: o próprio universo.
Se conseguirem pelo menos formular a pergunta, podem fazer.
Desculpem, esqueci. A característica que acabamos de falar: se no Universo cada um é o próprio Universo, não existem individualidades individuais. Existe apenas a individualidade que é o todo.