O resultado da reforma íntima como falamos aqui é o que caracterizará o novo mundo. É desta forma que os seres, já não mais humanizados, agirão nos novos tempos que estão chegando.
A mudança prevista para o planeta não quer dizer que todas as coisas se extinguirão ou se transformarão. As coisas materiais continuarão existindo, as pessoas ainda farão coisas que dentro das suas leis atuais poderiam ser consideradas erradas.
Existe um sonho utópico de que todos os espíritos encarnados no novo mundo só praticarão o bom, o certo, mas isto não é verdade. O novo mundo se caracterizará pela sua mudança que se definirá pelo deixar de possuir leis. Com isso acabarão o errado e o mal, apesar dos acontecimentos não se alterarem.
Os espíritos continuarão vivenciando os mesmos atos, mas aqueles que estiverem prontos para a regeneração não mais estarão humanizados e, por isso, alterarão a forma de ver as coisas.
Esta é a mudança que a reforma íntima traz: não se trata de você mudar os outros, mas mudar você mesmo e com isso a forma de ver o próximo muda. A partir daí ele não mais fará o mal, o errado, o feio.