Ele, porém, é muito rico em misericórdia, e o seu amor é muito grande. Por isso, quando estávamos espiritualmente mortos por causa de nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. É pela graça de Deus que vocês estão salvos. Deus nos ressuscitou juntamente com Cristo Jesus e nos fez reinar com Cristo no mundo celestial. (Capítulo 2 – versículo 4 a 6)
Paulo diz que Deus o ressuscitou, mas como isso pode ter acontecido se ele ainda não havia morrido? Que ressurreição é essa que Paulo afirma que Deus o fez viver se ele ainda está vivo? Como Paulo pode ter ressuscitado, se ainda está vivo?
Essas são perguntas que precisam ser respondidas quando se lê este trecho. Mas, há mais: o apóstolo afirma que isso aconteceu não só como ele, mas com todos aqueles que mudaram de vida. Como isso pode acontecer?
Participante: ressuscitar é nascer para a vida?
Ressuscitar é viver a vida com a consciência espiritual Viver a existência como espírito e não como ser humanizado.
Portanto, o que Paulo fala aqui é o que já afirmamos: você pode não depender da morte para entrar na consciência espiritual. Mais: apenas o desencarne não garante a entrada na consciência espiritual. O que pode lhe dar esta garantia é o que Paulo ensina: ligar-se com Cristo e vivenciar a existência ligado ao mestre. Isso pode lhe garantir a salvação.
Estamos falando do renascimento que Cristo ensina à Nicodemos: em verdade, em verdade vos digo, é preciso nascer novamente, nascer do espírito e da água.
Por isso afirmo: você renasce na própria vida e não depois da morte. O que isso quer dizer? Que precisa mudar aqui e agora a sua forma de viver.
De nada adiantará ir para as cidades espirituais, para o paraíso ou para o inferno: isso não resolverá a sua vida. O que pode resolver, no sentido espiritual, é renascer durante a vida, alcançar a ressurreição na carne. Isso acontece com todos os que ouvem a Cristo, juntam-se a Deus através dos seus ensinamentos.
Esses alcançam a ressurreição, porque essa é a mensagem: se você viver como eu vivi, alcançará o que eu alcancei …