Participante: devemos, então, nos harmonizarmos com a vida?
As emoções são a vida. O que precisa fazer para se harmonizar com suas emoções, ou seja, com a sua vida?
Participante: aceitá-la como vier
Antes de aceitá-la como vier, deve saber como ela está. Como é que vai se harmonizar com uma coisa que não sabe o que é?
Para poder se harmonizar com a sua vida a primeira coisa que precisa saber é como ela está. Para saber isso, é preciso que esteja no presente. Se não estiver presente no momento de agora, não vai conseguir se harmonizar com a vida.
Se quer se harmonizar com a vida que já passou ou com a que ainda vai vir saiba: isso é impossível. Porquê? Porque elas não existem. Só há vida para viver nesse momento.
Acontece que vocês só vivem com a cabeça no passado ou no futuro. Por isso não conseguem se harmonizar. Não sabem nem o que é preciso fazer para se harmonizar com a vida, pois nunca estão no presente, nunca estão no aqui agora.
O primeiro detalhe para conseguir ser feliz é estar no aqui agora. Se não estiver, não vai conseguir se harmonizar, pois a vida só existe no aqui agora.
Esse é o grande detalhe da felicidade: só é feliz de verdade aquele que tem plena consciência do aqui e agora que está vivendo. Sem ela não há como se harmonizar com a vida, condição necessária para ser feliz. Por isso digo: quer ser feliz? O primeiro passo é estar presente no aqui e agora. É estar completamente sintonizado com esse momento.
Agora pergunto: como se sintonizar no aqui e agora?
Vou fazer mais um exemplo para ficar fácil a compreensão: como quer ouvir a rádio B, se está sintonizado na estação A? Impossível, não?
Por causa da importância deste tema, pergunto: como fazer para sintonizar na rádio A? Como viver o aqui e agora? Acabei de dizer: tendo plena consciência do aqui e agora, ou seja, tendo plena consciência de tudo o que está ocorrendo no momento presente. Por isso, vamos falar disso agora…
O que é que estar aqui e agora neste momento para vocês?
Participante: estou aqui sentado ouvindo a sua palestra e vendo o pessoal fazer as perguntas. Este é o meu aqui e agora.
Perfeito, esse é o seu aqui e agora. Mas, me responda: adianta nesse momento se preocupar com alguma pessoa que não esteja aqui? Claro que não. Ela não faz parte do seu aqui e agora.
Veja. Você pode estar sentado aqui, mas a sua cabeça pode estar pensando em alguma pessoa. Se não cortar esse pensamento, não estará mais no aqui e agora. Com isso, não conseguirá se harmonizar com este momento e certamente viverá um prazer ou uma dor sem sentir.
Fora do aqui e agora dará margem para que a mente lhe imponha o sofrimento: ‘isso não acaba? Tenho que sair daqui, tenho que ir embora, pois preciso falar com aquela pessoa‘. Toda essa elucubração mental só foi possível porque quando veio a ideia de que tinha que falar agora com alguém, não disse para você mesmo: ‘não, eu não posso falar com ninguém agora porque estou sentado aqui ouvindo a palestra e vendo o computador’.
Harmonizar-se com o momento de agora é isso: é estar no aqui e agora constatando todas as coisas que estão aqui, não indo para outro lugar e nem se perguntando por que, como, quando, onde ou no que vai dar esse momento. Se está aqui perguntando por que está aqui, não está centrado no momento de agora: está ligado no passado, ou seja, se perguntando porque veio para cá. Estando aqui perguntando como chegou, não está centrado no presente.
Portanto, para ser feliz é preciso se harmonizar com o momento de agora. Porém, repare que ainda não disse como se harmonizar. Falei apenas que para se harmonizar com o momento de agora a primeira coisa é preciso ter plena consciência do que está acontecendo na sua vida no aqui e agora, ou seja, é preciso que esteja aqui de corpo, alma, espírito, de tudo.
Não adianta estar aqui pensando em outra coisa; não adianta estar aqui sonhando em estar em outro lugar; não adianta estar aqui discutindo por que veio aqui. Isso não vai lhe levar a lugar algum, pois vai fugir da vida que tem nesse momento. Viver o aqui e agora é estar aqui e não discutir o porquê de estar aqui. Daqui a um segundo, se você se levantar, a sua vida é sair daqui. Então saia daqui. Mas, quando sair, não deixe a mente aqui.
Entenda, a primeira providência para ser feliz é estar harmonizado com o momento de agora. Para que consiga se harmonizar com o momento de agora, é preciso que tenha plena consciência desse momento. Sem ter plena consciência não há como se harmonizar como o momento de agora.
Participante: não existe harmonia com o pensamento no futuro?
Não, porque o futuro não existe. Nesse caso, estaria se harmonizando com uma coisa que não sabe como vai ser.
Participante: como aprendemos a ter essa consciência?
Observando. Retirando da mente tudo que não faz parte do aqui e agora.
Desculpa, mas acho que vocês são bem grandes para saberem o que estão fazendo agora. É só isso: ter a consciência do agora.
Participante: é ser o momento?
Isso é mais complicado. Vocês estão filosofando. Se pelo menos conseguirem constatar o que está acontecendo agora, já valeu muito.
Participante: é isso que o Budismo fala também.
Sim. Mais: que o hinduísmo fala, que Cristo fala. Todo mundo fala a mesma coisa. Como é que você quer viver o ontem se ele já acabou; como quer viver o amanhã se ele ainda não chegou?
Participante: o problema é que todo e qualquer plano que vem à mente pertencem ao futuro ou ao passado, ou seja, situações que te jogam para outro tempo. O que fazer com avalanche de pensamentos que te jogam fora do presente, simplesmente a deixar ir como veio?
Não, é preciso que as repudie. Para isso, tenha a seguinte consciência: o que adianta pensar no futuro ou no passado se você está aqui agora?
Você tem que repudiar a avalanche de pensamentos que lhe vem. Como se repudia isso? Tendo em mente sempre a sua realidade daquele momento.
Pensamentos como ‘ah, mas sabe, eu podia’, têm que ser respondidos da seguinte maneira: ‘não, eu não posso, estou aqui e vou ficar aqui’. ‘Ah, mas sabe, eu tinha’, ‘não, eu não tenho, estou aqui e vou fazer o aqui, vou viver o aqui‘.
Participante: tenho que ser egoísta com o momento sem pensar em outras obrigações do dia a dia?
Eu não falei em egoísmo. Falei em constatar o momento a cada momento.
Se o seu momento em determinado horário é estar no trabalho, esteja no trabalho. Agora, o que adianta estar no trabalho pensando em estar na praia? Você nem trabalha nem vai à praia e ainda por cima sofre porque acha que é o trabalho que não lhe deixa ir à praia. O que não lhe deixa ir à praia é outra coisa que nós já vamos falar.
Participante: estar no aqui e agora, estar no momento presente é o despertar da consciência segundo os orientais.
Segundo os orientais sim, mas você não é oriental. Para você, o resultado disso é simplesmente ser feliz.
A felicidade verdadeira só se encontra no momento de agora. Ela só pode surgir quando se está harmonizado com o momento de agora e para isso, se não estiver plenamente consciente do momento de agora, não tem harmonia.
Participante: no exemplo trabalho e praia, a gente não se encontra onde a mente está?
Sim, você se encontra onde a mente está, mas adianta estar lá?
Uma coisa muito interessante: o que estou falando é algo prático e humano. A mente poderá estar na praia, mas você não está. Não está sentindo a brisa do mar, a água, o relaxamento. Está só sentindo o desejo de estar e isso leva ao sofrimento.