Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura e para envergonhar os poderosos Ele escolheu o que o mundo acha fraco. (Capítulo 01 – versículo 27)
Vamos dar um exemplo de alguma coisa que Deus escolheu que pareça fraco para envergonhar o governante? Mahatma Gandhi. Fraquinho, aquela coisa miudinha e um só homem derrotou o império britânico sem levantar a mão.
É isso que precisamos compreender: Deus se utiliza dos fracos e os faz vencer os poderosos sempre.
Quanto maior é o poder que alguém imagina ter, mais afastado está de Deus. Isso porque a mensagem de Deus é louca: mostra aos simples o que esconde dos sábios, como ensinou Cristo.
Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem importância, para destruir o que o mundo pensa que é importante. (Capítulo 01 – versículo 28)
Que coisa louca hem? Deus escolhe aquilo que o mundo despreza.
Portanto, se você está pensando que vai entrar numa guerra (discutir com os outros) e vai vencê-los (impor sua verdade) e com isso terá o poder espiritual na Terra, está muito enganado, serão os humildes que herdarão o reino do céu, são os simples que herdarão o reino de Deus.
Todos os poderosos – e quando falamos em poderoso não estamos falando só em presidentes e generais, mas aqueles que acham que tem qualquer poder – não chegarão ao reino do céu. Aliás, como ensinou Cristo, os primeiros no reino da Terra serão os últimos no reino do céu.
Que coisa louca, não? Deus escolhe os fraquinhos e raquíticos, aqueles que não sabem nem falar direito e não possuem poder algum e esses mudarão o mundo.
Isso quer dizer que ninguém pode se orgulhar na presença de Deus. Porém Deus mesmo uniu vocês com Cristo Jesus e fez de Cristo a nossa sabedoria . E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos povo de Deus e somos salvos. (Capítulo 01 – versículos 29 e 30)
Por meio do amor que ele ensinou e por meio da sua crucificação.
Portanto como as Escrituras Sagradas dizem: quem quiser se orgulhar, se orgulhe daquilo que o Senhor faz. (Capítulo 01 – versículo 31)
E não do que você faz.