Pois é pela graça de Deus que vocês são salvos por meio da fé. Isso não vêm de vocês, mas é presente dado por Deus. (Capítulo 2 – versículo 8)
A elevação espiritual não é conquistada pelo espírito encarnado, mas recebida como graça de Deus. Merecimento…
Participante: esse merecimento não é uma conquista?
Você conquista o merecimento, não a elevação. Conquista merecer receber e não a própria elevação. São duas coisas diferentes.
A salvação não é o resultado dos esforços de vocês mesmos, e por isso ninguém deve se orgulhar. Porque foi Deus quem nos fez e, sendo unidos com Cristo Jesus, nos criou para fazer o bem que ele já havia preparado para nós. (Capítulo 2 – 09 e 10)
Portanto, quando o espírito se une a Cristo Jesus, ele gera um merecimento para si. Pelo merecimento, Deus lhe dá o estado de espírito de paz, harmonia e tranquilidade.
O espírito recebe a elevação, ou seja, recebe o estado de espírito de acordo com o que faz antes. Portanto, se ele nunca colocar felicidade nas coisas, Deus não poderá dar a este ser.
O ser não conhece a felicidade para poder simplesmente goza-la. É preciso que ele coloque felicidade nos acontecimentos para que Deus a dê ao ser.