Participante: percebo que a vida acontece e não dá treguas.
Isso é verdade ela não dá treguas. A cada momento está testando, está dizendo: e agora, vai rotular isso como problema ou vai ver isso como solução, como dúvida.
A vida está sempre apresentando situações para que lide ela situação. A forma como lida é que cria o rótulo que dá. Isso é uma das coisas que o buscador da felicidade sabe. Por isso não vive os acontecimentos em si; vive a vida.
‘Hoje estou aqui ouvindo essa palestra. Está sendo bom ou ruim? Não sei! Se foi bom ou ruim só vou saber amanhã’.
Falomuito a seguinte frase: o futuro explica o presente. Por isso, deixe chegar o futuro para saber se o que está aconteccendo agora será bom ou não. Não rotule desde já, você pode cair.
Participante: sobre achismo. Conheço muitas pessoas que tem mania de perseguição. Acham que tudo na vida é feito para afeta-las e sofrem com isso. Porque será? Egoismo concentrado?
Vamos lá.
Você conhece muitas pessoas, eu também, que acham que todo mundo é contra elas, acham que eles agemsempre como objetivo de atinji-las. O que é que é isso? Pode ser diversas coisas.
Por exemplo: tem pessoas que só são felizes quando são as vitimas. Sendo assim, acham que tudo é contra elas extamente para assumir o papel de vítima, para ela e assim se sentir feliz.
Outro: pessoas que enxergam coisas que não estão presentes naquele momento, que ouvem coisas que não são faladas, não para buscar o sofrimento, para ser vitimas, mas porque têm uma uma imaginação fertíl.
Então, existem diversas hipoteses. Hoje estamos conversando sem casos especificos, mas esse assunto é bom conversar em cima de casos especificos. Só pela narrativa da pessoa você já acaba vendo o que está buscando.
Por isso, não queria rotular e dizer o que é. Diga, não sei! Pode ser muita coisa.
Participante: tem uma frase muito boa: quando tudo parece vir contra você, procure ver se não é você que está do lado errado da estrada.
Isso.
Já repararam que tem gente que reclama de tudo na vida e acredita que todo o mundo está errado? Só ele estáa certo sempre, só ele nunca está errado?
É isso que falo do buscador da felicidade ser maduro. Quando as coisas começam acontecer, uma atrás da outra, ou seja se tornam repetitivas, ele diz para si: deixe-me analisar novamente as coisas porque a analise que fiz até hoje não está muito de correta. Se estivesse Meu problema já teria sido resolvido. E se eu mudar de posição, se começar a ver de outro jeito pode ser que a vida mude.
Sabe, o buscador da felicidade busca nele mesmo saidas para acabar com osproblemas em vez de cobrar o mundo e todos que se mudem para a vida se mude. Essa é outra faceta da busca da felicidade.
Como disse, são diversas as facetas da busca da felicidade. O buscador da felicidade não fica dando murro em pedra, porque sabe que não vai quebrá-la. Ele dá um ou dois socos, se não consegue se libertar do sofrimento procurar outra coisa para quebrar a pedra. Não fica insistindo no mesmo ponto.
Essa frase é realmente muita boa.